Brasil fortalece parceria comercial com Vietnã
Missão brasileira na Ásia passou pelo país na sexta (17)
Brasília (18/05/2019) – No ano em que se comemoram os 30 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Vietnã, os dois países confirmaram a parceria comercial, durante a passagem da delegação brasileira pelo país na sexta (17).
“As reuniões foram muito boas e tudo indica que teremos abertura de mercados importantes para o Brasil”, afirmou a superintendente de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Lígia Dutra, que participa da missão brasileira na Ásia.
"O Vietnã é um importante parceiro comercial para o Brasil. Quando a gente trata de comércio a gente não trata de ideologia. O país se apresenta como uma economia de livre mercado,” destacou a ministra Tereza Cristina.
“Uma população de 100 milhões de habitantes, que vem crescendo 7% ao ano, precisa cada vez mais de produtos de qualidade, principalmente das carnes brasileiras, um dos principais mercados que queremos atingir de maneira mais efetiva”, ressaltou.
Em 2018, o agronegócio foi responsável por 87% das exportações brasileiras para o Vietnã, somando US$ 1,68 bilhão. Os principais produtos importados pelos vietnamitas são milho, farelo de soja, algodão, soja em grãos, fumo, madeira, feijões secos, celulose e couro. O país é o 3º principal importador de milho brasileiro, atrás apenas de Irã (1º) e União Europeia (2º).
O Brasil importa do Vietnã alguns produtos como os peixes pangasius, merluza e polaca, além de borracha natural, canela e coco.
Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte