Logo CNA

Ação ‘Realidade Aumentada’ do SENAR aproxima a sociedade do campo
Red mg 4229 0 0 58408300 1515060869

Exposição faz parte da comemoração dos 25 anos do SENAR

11 de setembro 2017
Por Senar

“Meu avó tem uma fazenda. Lá eu viro outra pessoa, porque eu gosto de mexer com os animais, de andar a cavalo. É bem divertido! Uma ação como esta pode ajudar amigos meus que não conhecem a realidade do campo, assim como eu conheço”, diz o estudante Arthur Marques de Almeida, 12 anos. Ele visitou a ação ‘Realidade Aumentada’ que permite que o mundo real e virtual se misturem por meio de projeções de figuras do campo em um cenário filmado. A proposta da exposição é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e aconteceu no período de 1º a 7 de setembro na Praça Central no Piso 1 do Flamboyant Shopping Center, em Goiânia (GO).

Por meio do projeto - inédito na capital goiana -, as pessoas podem interagir com animais e plantações virtuais no meio do shopping e ter a impressão de estar no ambiente de uma fazenda. As imagens são vistas de forma simultânea, numa tela separada, e passam a sensação de acontecer naquele momento. Para a mãe do Arthur, a administradora, Lorena Assis Marques, esta é uma oportunidade das pessoas conhecerem o meio rural. “Tecnologia e meio rural têm tudo a ver. Ação como esta agrega possibilidades de levar aprendizado para quem lida com a terra. É uma oportunidade de apresentar à sociedade como a tecnologia pode ser também uma aliada ao setor rural”, comenta.

Emanuela Araújo Abreu, de 7 anos, é de Tocantins. Ela veio visitar Goiânia, com seu pai, o empresário Wilmar Medrado de Abreu e ficou encantada com a ação do SENAR Goiás. “Gostei bastante da ação, porque parece que estou vendo animais de verdade”, diz. Agora, quando voltar à sua cidade ela poderá falar o que viu em Goiânia. “Quero dizer aos meus colegas sobre os animais que vi aqui e que devemos cuidar dos bichinhos como cuidamos das pessoas”, diz.

Para seu pai, Wilmar Medrado, ações como estas promovem cada vez mais conhecimento à sociedade. “É a primeira vez que vejo uma exposição assim. É um projeto importante, porque conseguimos interagir com os animais”, pontua.

SENAR 25 anos

A ação de realidade aumentada faz parte das comemorações dos 25 anos do SENAR e está percorrendo diversos estados brasileiros. Paralelamente à atração, as pessoas podem conhecer o trabalho que o SENAR desenvolve no Brasil nas áreas de Formação Profissional Rural (FPR), Promoção Social (PS), Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e Sustentabilidade.

Assessoria de Comunicação do SENAR Goiás
www.senargo.org.br

Matérias Relacionadas