Minas Gerais
Aula inaugural dá início ao Curso Técnico em Cafeicultura

Atividades foram oficialmente inauguradas na última segunda (4)
As aulas no Centro de Excelência em Cafeicultura, localizado em Varginha, foram oficialmente iniciadas na noite desta segunda-feira (4/3). O centro é uma iniciativa da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), por meio do Senar Nacional, em parceria com o Sistema Faemg Senar. O empreendimento visa formar profissionais bem-preparados para o mercado e fomentar a cafeicultura nacional.
Durante a solenidade de início às aulas, em uma mensagem em vídeo, do presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, desejou boas-vindas aos alunos, destacando a importância deste passo significativo para o setor cafeeiro. Salvo enfatizou como o curso representa uma oportunidade para ampliação das formações técnicas e educacionais.
“Reforço a importância da educação para a construção de uma sociedade mais justa, inovadora, moderna e capaz. Esta é a proposta do nosso Centro de Excelência em Cafeicultura, a de ser um espaço de formação que vai capacitar os jovens para que possam se destacar profissionalmente, explorar suas vocações e desenvolver habilidades para fazer a diferença no meio rural. Somos os maiores produtores de café do Brasil e o único estado com um Centro de Excelência nacional voltado para este segmento”, afirmou o presidente.

Ainda durante a aula inaugural, o diretor de Inovação e Conhecimento do Senar Nacional, André Sanches, ressaltou que todo o conteúdo aprendido deve servir para a produção de café em qualquer localidade do Brasil. Essa abordagem assegura que a excelência e a inovação proporcionadas pelo Centro de Excelência beneficiarão a cadeia produtiva do café em todo o país.
“Preparamos este curso para aquilo que o mercado está procurando em termos de técnico na área de cafeicultura. A estrutura que os alunos estão recebendo no Centro de Excelência foi construída e pensada com todo cuidado e contando com o que há de mais moderno em termos de instalações e equipamentos. Tudo isso foi viabilizado graças ao investimento dos produtores rurais brasileiros. Assim, fazemos um apelo aos alunos: que o conhecimento adquirido aqui seja revertido em benefício desses produtores, através de trabalho, consultoria, inovação e tudo que possam oferecer”, disse o diretor.
O superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Jr., expressou seu grande entusiasmo com o início das aulas da primeira turma do curso técnico em cafeicultura, destacando a importância deste momento de expansão do conhecimento para o setor. "A abertura deste curso representa um marco importante em nossa jornada para ampliar o alcance educacional em todo o país. Nossos tutores e professores vão compartilhar com os alunos o conhecimento necessário, capacitando-os a levar inovações e melhorias aos produtores rurais, afirmou o superintendente. Ele completou: “Com a formação adquirida aqui, nossos alunos poderão apoiar os cafeicultores brasileiros na evolução contínua do setor".

“Todo o trabalho que aconteceu até chegar neste momento, foi muito grande, mas hoje, com orgulho, podemos afirmar que estamos dando um passo significativo em direção ao nosso objetivo maior: proporcionar educação e formação de alta qualidade para os profissionais do setor cafeeiro. A partir deste semestre, abriremos as portas para mais 60 alunos, e, em dois anos e meio, esperamos ter contribuído para a formação de aproximadamente 500 alunos através de nossos cursos, tanto presenciais quanto online. Este é um momento de celebração, pois cada novo aluno representa um passo adiante na realização de nossa missão de elevar o padrão profissional no agronegócio café," explicou o diretor do Centro de Excelência, Roberto Barata.
Também estiveram presentes no evento João Marcelo e José Braz Martiello, ambos da Fundação Procafé e Rodrigo Pereira, do SEBRAE.
O Programa Técnico em Cafeicultura é a concretização de um sonho para os 60 alunos matriculados neste semestre. Com a formação, eles esperam abrir novas portas para futuras oportunidades em diversas áreas do setor, desde a gestão de propriedades familiares até a aplicação de inovações tecnológicas na produção do café. A infraestrutura de ponta do Centro de Excelência e o currículo alinhado com as demandas do mercado garantem as condições para preparar profissionais altamente qualificados, prontos para liderar a cafeicultura brasileira em direção ao futuro.
Um dos alunos do curso técnico em cafeicultura é o Mayron Braga Gonçalves Silva, produtor no município de Varginha. Ele conta que confia de olhos fechados em tudo que o Sistema Faemg Senar oferece. Com apenas 24 anos, ele já participou do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café + Forte, de diversos Cursos de Formação Profissional Rural e, atualmente, está recebendo assistência através do pós-ciclo do ATeG Café + Forte. O cafeicultor incentivou a família a seguir com a atividade. Após os atendimentos do ATeG Café + Forte, eles aumentaram a produtividade em mais de 220%, elevando o lucro da propriedade em 54%. Ele está animado com este novo desafio e conta que é mais uma oportunidade que o Sistema Faemg Senar está oferecendo para sua família.
“O Sistema Faemg Senar foi o divisor de águas em nossas vidas. Estou iniciando este novo desafio e tenho certeza de que vou colher bons frutos para a nossa propriedade. Este momento é uma grande oportunidade aos cafeicultores”, contou Mayron.
Glauciene Paranhos de Souza, que já trabalha em uma cooperativa agroindustrial em Varginha, está animada com o início do curso. "Tenho grandes expectativas porque quero melhorar minhas habilidades e me preparar mais para o mercado. Acredito que esse curso vai me ajudar na minha carreira. Sei que vou aprender muito e sair daqui mais preparada para enfrentar os desafios do setor," contou a aluna.