Logo CNA

Mato Grosso do Sul

Atendimentos do Senar Mato Grosso do Sul devem superar a marca de 100 mil pessoas em 2023
Curso Senar Site

Capacitação, consultoria e saúde estão no portfólio de ações da instituição

11 de janeiro 2023

Por: Ellen Albuquerque

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

Os 365 dias do ano de 2023 vai ser pouco para a expectativa de atendimento do Senar Mato Grosso do Sul. Um dos grandes desafios da instituição é compartilhar conhecimento para mais de 100 mil pessoas em todo o estado. A missão de capacitar, levar prevenção e promover encontro entre especialistas, produtores e trabalhadores rurais é tema da editoria #EducaçãonoCampo desta quarta-feira (11).

Com os cursos de Formação Profissional Rural e Promoção Social que somam 282 opções no portfólio do Senar, a meta é alcançar 78 mil pessoas, número 95% maior que em 2022, quando foram capacitadas 40 mil. Presenciais, com certificação e carga horária reduzida, os cursos ofertados são divididos em gestão, manejo, processo, máquinas, saúde e segurança no trabalho, distribuídos em quatorze principais cadeias produtivas, assim como alimentação, artesanato, entre outros.

A prevenção e qualidade de vida também são prioridades para o Senar/MS. Os Programas Especiais como o Saúde do Homem e da Mulher Rural, que leva consultas e exames para pessoas que moram e trabalham no campo; o Sorrindo no Campo que cuida da saúde bucal da população rural e urbana; e o Agrinho, maior iniciativa de responsabilidade social da instituição juntos alcançarão aproximadamente 17 mil pessoas.

O Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) oferece consultoria gratuita aos produtores rurais que buscam melhorar a produtividade e sustentabilidade do seu negócio. “A ideia é acompanhar 8 mil propriedades em quinze principais cadeias produtivas, entre elas agroindústria, apicultura, bovinocultura de corte, de leite, ovinocultura, piscicultura, grãos entre outros”, ressalta o coordenador do departamento de ATeG, Nivaldo Passos.

No total, são 319 técnicos de campo, 31 supervisores de campo e 04 agentes de comercialização que levarão a metodologia própria e inovadora em propriedades de 79 municípios. Para 2023 duas novas cadeias passarão a fazer parte dos atendimentos: Cana-de-açúcar e Turismo.

O Senar/MS também qualifica o campo com a formação técnica de nível médio, que em 2023 deve atender 1.700 jovens, sendo 1.100 alunos matriculados atualmente. Os cursos híbridos de Agronegócio, Fruticultura, Zootecnia, com duração mínima de dois anos, estão distribuídos em dez polos por todo o estado. Na modalidade presencial tem o Técnico em Agropecuária, com aulas em Campo Grande e o implantado mais recentemente Técnico em Florestas, na Capital e em Três Lagoas.

O Senar/MS tem isso e muito mais no portfólio de capacitação e atendimento. Acesse senarms.org.br e conheça as possibilidades.

Matérias Relacionadas