Logo CNA

Rio Grande do Sul

ATeG é "arma" do Senar-RS para atrair produtores na Fenasul Expoleite
Fenasul Foto Fernando Dias SEAPDR

Feira é um dos mais importantes eventos da cadeia do leite do Rio Grande do Sul

13 de maio 2022

Por: Tatiana Py Dutra

Fonte: Ascom/Padrinho Conteúdo

O Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, prepara-se para receber a 43ª edição da Expoleite e a 16ª edição da Fenasul (Fenasul Expoleite), um dos mais importantes eventos do setor leiteiro no Rio Grande do Sul. As atividades - a serem realizadas de 18 a 22 de maio - têm entrada franca. A programação inclui palestras e seminários, exposições de animais, julgamentos de gado holandês, classificações morfológicas, além do conhecido concurso leiteiro, caracterizado pelo tradicional banho de leite.

O evento é sobretudo uma oportunidade de troca de ideias e experiências entre produtores, sobre temas como genética, manejo e produtividade. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) não poderia estar fora desse cenário: terá uma unidade móvel no Pavilhão de Bovinos de Leite, pronta para atender aos participantes.

"A Fenasul Expoleite é um evento já consolidado no calendário de exposições e feiras do Rio Grande do Sul. Ele é muito importante pelo foco que o evento tem em produção, sistemas produtivos e comercialização. E o Senar-RS não perderia a oportunidade de estar próximo ao nosso cliente, o produtor rural", valoriza o superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli.

ATeG Bovinocultura Leiteira

Os produtores rurais que visitarem o espaço do Senar-RS na Fenasul Expoleite serão recebidos por técnicos da instituição, capazes de tirar dúvidas sobre os cursos e formações oferecidos gratuitamente. Em especial, sobre a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

O programa oferece atendimento continuado a propriedades rurais, com duração de dois anos. Atualmente, a iniciativa abrange nove cadeias do agronegócio gaúcho (e em breve iniciará atividades em outras duas), porém, na feira, o foco será na Bovinocultura de Leite.

"Vamos mostrar nossas metodologias, o que se desenvolve nas propriedades dentro da ATeG. Os participantes recebem a visita de um técnico credenciado pelo Senar-RS, que oferece um diagnóstico individualizado da propriedade e cria para ele um planejamento estratégico para a propriedade. Isso inclui a questão da incorporação de tecnologias alinhadas à realidade de cada um. Além disso, há a profissionalização dos produtores através de nossos treinamentos na Formação Profissional Rural e, por último, a análise sistemática dos resultados", antecipa o coordenador da ATeG, Alexandre Prado.

Parceria dos sindicatos

Normalmente, os produtores que querem participar da ATeG buscam o sindicato rural de seu município, que mobiliza os grupos de interessados e aciona o Senar-RS. Porém, durante a Fenasul Expoleite, as inscrições poderão ser feitas em um totem digital instalado na unidade móvel Senar-RS.

"Estamos em busca de uma evolução da atividade leiteira, proporcionando ao produtor conhecer as melhores práticas de manejo, associadas a um melhor gerenciamento, para que ele possa ter uma eficiência maior dentro da propriedade", afirma Prado.

Fenasul Expoleite 2022 18 a 22 de maio
Onde: Parque de Exposições Assis Brasil (Esteio/RS)
Quanto: entrada franca

Reprodução autorizada desde que atribuídos créditos à Ascom/Padrinho Conteúdo

Matérias Relacionadas