Logo CNA

Mato Grosso

ATeG do Senar-MT realiza os primeiros dias de campo de Apicultura em Mato Grosso
Apicultura Cadeia produtiva 6 scaled

Nos dias 12 e 13 de julho serão realizados os primeiros Dias de Campo em Apicultura, em Mato Grosso

11 de julho 2022

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), nos próximos dias 12 e 13 de julho realiza os primeiros dias de campo da cadeia produtiva da Apicultura. O objetivo é apresentar aos produtores rurais a oportunidade de diversificar a renda incluindo a criação de abelhas na propriedade rural. O evento faz parte do projeto 100 dias de Campo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Senar-MT.

A apicultura é mais uma das cadeias produtivas atendidas pela instituição. Com a assistência, os apicultores possuem acompanhamento presencial de um técnico de campo credenciado ao Senar-MT que realiza diagnósticos individualmente em cada propriedade e, projeta, junto ao produtor, ações que reflitam no aumento da produtividade.

Em menos de um ano de atendimento, o programa já atingiu o número de 150 apiários atendidos, nos municípios de São José dos Quatro Marcos, Porto dos Gaúchos, Rondonópolis, Jaciara e Alto Araguaia.

Segundo o supervisor da ATeG, Leonardo de Freitas, além deles, já há outros 100 apicultores mobilizados para iniciarem os atendimentos. “Ao todo, temos cerca de 250 propriedades entre as atendidas e aquelas que já demonstraram interesse. Os produtores rurais interessados em serem atendidos devem procurar o Sindicato Rural da sua região e solicitar a demanda”.

0

Apicultura é uma das cadeias produtivas atendidas pela ATEG

Além da assistência técnica que vai até os apiários, produtores rurais de Mato Grosso também podem aprofundar conhecimentos em cursos de apicultura básica a avançada, realizados pela parceria entre Senar-MT e Sindicato Rural. Em Jaciara, a criação da Associação dos Apicultores do Vale do São Lourenço (Apivale) foi fomentada após um treinamento.

0

Treinamento de apicultura em Jaciara

“É uma forma de dar viabilidade e renda. É projetar algo para que as pessoas coloquem em prática os ensinamentos e trabalhem com entusiasmo”, disse o presidente do Sindicato Rural de Jaciara, Alberto Chiapinotto.

EVENTO – Nos Dias de Campo serão abordadas técnicas de captura de enxames e beneficiamento da produção. Aos participantes serão apresentados o manejo da abelha rainha, captura ativa e passiva de abelhas, implantação de apiários, colheita e transporte da produção, critérios botânicos e físicos para produção, processamento de produtos e subprodutos como o mel, cera, própolis, entre outros.

Alto Araguaia e Rondonópolis serão os primeiros municípios de Mato Grosso a receberem Dias de Campo específicos para apicultores. Os encontros ocorrem na terça e quarta-feira desta semana e esperam reunir 100 participantes que ampliarão o conhecimento nessa cadeia produtiva que está em expansão no estado.

O evento em Alto Araguaia acontece na Chácara Maria Paula, na Vila Aeroporto. E em Rondonópolis ocorre na quarta-feira (13.07) no Apiário Bela Vista, na Região Boa Vista. Os eventos ocorrem sempre no período matutino e não geram custos aos participantes. Mais informações com os Sindicatos Rurais de cada município.

Os interessados em obter mais informações procurar os sindicatos rurais de Alto Araguaia: (66) 3481-1127 e de Rondonópolis: (66) 3423-2990

0 0

CADEIA PRODUTIVA – Segundo dados do Governo de Mato Grosso, o estado ocupa a 14ª colocação no requisito de produção de mel no país, com uma produção anual de 466 toneladas, 0,3% do potencial apícola que possui.

Em 2020, o Brasil produziu 51 mil toneladas de mel, dentre elas 537 toneladas vieram de Mato Grosso. Os dados são da Associação Brasileira de Estudo das Abelhas que aponta os estados do Paraná e Rio Grande do Sul como maiores produtores, representando juntos 30% da produção nacional de mel.

A produção de mel tem muito a crescer no Brasil. Além do mel, também é possível trabalhar com a geleia real, o própolis, o néctar e outras opções que a apicultura oferece.

Selo


Matérias Relacionadas