ATeG 10 Anos – Os técnicos: Jovem encontra no Senar conhecimento e o primeiro emprego
Wallace Santos de Jesus, 20, é técnico de campo e apicultor na Bahia
Brasília (28/07/2023) – Do aprendizado de uma atividade agrícola até a conquista do primeiro emprego, as oportunidades para Wallace Santos de Jesus, 20, sempre estiveram no campo.
Baiano de Nilo Peçanha, filho de agricultores, o jovem cresceu vendo a família trabalhar nas lavouras de cacau e guaraná, resolveu então fazer o curso Técnico em Florestas pela Casa Familiar Agroflorestal do Baixo Sul da Bahia, mas, enquanto fazia o curso, ele se encontrou em outra área, a apicultura.
“Conheci a apicultura e comecei a trabalhar com a atividade. Entrei em um projeto por meio da instituição onde pude desenvolver meu apiário e aplicar os conhecimentos adquiridos nos cursos e estágios da escola. Desde então, sempre quis trabalhar com a atividade apícola.”
Enquanto estudava e buscava conhecimento para se profissionalizar, Wallace conheceu o Senar por meio de um professor. Era uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho na área de assistência técnica.
“Então, assim que me formei, procurei o Senar Bahia e soube de uma vaga para técnico de campo em apicultura na cidade de Inhambupe. Não pensei duas vezes, agarrei a oportunidade e me preparei, até que chegou o dia de iniciar na assistência técnica e gerencial.”
Depois que conheceu o Senar, Wallace teve várias oportunidades de se capacitar e desenvolver a vida profissional. Ele não esconde o orgulho de ter conseguido o primeiro emprego na instituição, “entidade muito importante para o agronegócio brasileiro.”
Com cinco meses na função de técnico de campo, Wallace já atende 29 apicultores no município de Inhambupe e planeja continuar se aperfeiçoando na área, “para continuar trabalhando com a parte técnica e poder contribuir na vida dos produtores”.
Apicultor – Além de técnico de campo, Wallace também produz o próprio mel e comercializa na região onde mora. Ele diz que pensa em expandir o mercado para o seu produto e afirma que se sente realizado com suas conquistas até agora.
“Meu sentimento é de vitória, em saber que, mesmo jovem, posso contribuir na vida de outras pessoas, levar o conhecimento e apoio aos produtores rurais. Sinto-me muito realizado por fazer parte do Senar, é o que me deixa mais feliz é poder trabalhar naquilo que eu gosto de fazer.”
Trabalhando como técnico de campo, Wallace ressalta que agora vai conseguir conquistar mais um sonho. “Ainda estou pensando entre comprar uma moto ou um carro, mas tem que ser um veículo próprio para eu conseguir me deslocar da minha cidade às propriedades”.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
Fotos: Arquivo Pessoal
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte