ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Minas Gerais

Associação capacitada pelo Senar Minas recebe prêmio internacional

10 de maio 2022
Por Senar

O prêmio Mulheres Rurais - Espanha Reconhece, uma iniciativa do Escritório de Agricultura da Embaixada da Espanha, premiou o trabalho desenvolvido pela Associação Comunitária dos Produtores Panelinhenses (Ascoppa), de Miravânia, no Norte de Minas. O projeto em destaque da associação é a produção de polpas de frutas, que recebeu nos últimos anos a capacitação do Sistema FAEMG.

“Não tínhamos formação, fazíamos de qualquer jeito. Foi quando o SENAR chegou e nos qualificou, e fomos amadurecendo o projeto, trazendo mais gente. Hoje, além das polpas, que já estão chegando aos projetos de merenda escolar, temos uma parceria na produção de sorvetes e picolés com frutas do cerrado, e também doces, geleias e bombons artesanais”, explicou Marineide Alves Santos, uma das extrativistas responsáveis pela Ascoppa.

A associação ficou em segundo lugar na premiação, que teve 482 inscrições de todo o país e visa dar visibilidade a experiências coletivas desenvolvidas por mulheres rurais em suas comunidades. No caso da Ascoppa, as ações acontecem nas comunidades de Panelinha e Panelinha 2, envolvendo diretamente cinco mulheres, que atuam na produção de polpas, e outros 15 participantes, que colhem nos seus quintais os frutos usados pela associação e atuam na produção dos doces e sorvetes.