Logo CNA

Mato Grosso

Artesãs aprendem a confeccionar bonecas de pano e aumentam renda
03 29 mar confeccao boneca de pano 71

Confecção de bonecas de pano tem sido uma alternativa de renda para moradoras de Mato Grosso

25 de maio 2023

Por: Comunicação/ Senar-MT

Fonte: Comunicação/ Senar-MT

Foi a partir de conhecimentos adquiridos com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Sindicato Rural que a artesã de Paranatinga, Luciana Pinheiro, 37 anos, conseguiu realizar seu sonho profissional: trabalhar com uma máquina de costura. Quatro anos depois de ter sido apresentada ao equipamento, grande parte da renda da família é graças a ele.

O primeiro curso foi de confecção básica de vestuário feminino ofertado pelo Senar-MT e Sindicato Rural de Paranatinga, em 2019, quando ela teve a oportunidade de trabalhar pela primeira vez com a máquina. “Eu nem tinha máquina de costura e contei com o auxílio das minhas colegas e da instrutora”, afirma.

Dois anos depois, a participante concluiu mais uma capacitação, desta vez, confecção de boneca com tecido, que foi onde ela realmente se encontrou. “Foi depois desta capacitação que eu decidi comprar a máquina de costura e comercializar as bonecas. Hoje, parte da minha renda é da venda delas”.

Em São José do Rio Claro, Ivani dos Anjos, fez mais de três cursos de confecção de bonecas de pano e atualmente, também comercializa o produto. Para ela, é uma oportunidade de obter uma nova renda no conforto da sua casa. “Têm muitas mulheres que não podem trabalhar fora, mas se souberem confeccionar um artesanato, conseguirão aumentar a renda da família dentro da própria casa”, destaca.

O curso de bonecas em tecido tem carga horária de 24 horas e ensina desde moldes e modelagem até detalhes da pintura do rosto. Em maio, está previsto para acontecer nos municípios de Alta Floresta, Alto Paraguai, Apiacás, Nova Monte Verde, Nova Marilândia, Várzea Grande, Nova Canaã do Norte, Acorizal, Peixoto de Azevedo, Juara, Aripuanã, Santo Antônio do Leverger e São José do Xingu.

Sindicatos Rurais – Para mais informações, entre em contato com o Sindicato Rural que atende a sua localidade e verifique datas e locais dessas e outras atividades. No site do Sistema Famato é possível encontrar o contato dos 94 Sindicatos Rurais de Mato Grosso. Acesse clicando a seguir: https://sistemafamato.org.br/sindicatos-rurais/encontre-seu-sindicato-rural/ .

Selo

Matérias Relacionadas