Logo CNA

Minas Gerais

Após participar do Programa GQC, casal amplia negócio, reúne família e colhe bons resultados

30 de julho 2020

Por: SENAR MINAS

“O GQC mudou totalmente nossa vida, nossa rotina. Estamos trabalhando demais e está valendo muito a pena. É um privilégio ter nossa família unida, inclusive no trabalho.” O relato é da produtora rural Ana Lúcia Silva Alves, que participou, ao lado do marido, Nelsergio Alves, do Programa Gestão com Qualidade em Campo (GQC), realizado em Barbacena, no Campo das Vertentes, em 2018.

O casal, morador de Barbacena, tinha na agricultura a principal atividade, produzindo pimentões coloridos. O filho Nathan havia saído de casa para trabalhar fora, já que seu sonho era investir na pecuária leiteira, diferentemente da atividade desenvolvida pelos pais.

Ana Lúcia conta que participar do Programa fez com que a família mudasse a forma de lidar com a propriedade. Com o GQC, pais e filhos entenderam deveriam estar juntos. O filho Nathan, o mais velho, está de volta. E, além de darem continuidade à produção dos pimentões coloridos, passaram a trabalhar a pecuária de leite. O filho mais novo, Thales, também ajuda na produção.

“No começo, plantamos, em estufa, quatro mil pés de pimentões coloridos. Hoje, em quatro estufas, estamos chegando aos 10 mil pés. Além disso, plantamos ervilha, vagem e feijão. A silagem que serve como alimentação para o gado vem da plantação, inclusive.”

O trabalho com a pecuária leiteira teve início há um ano e dois meses. No início, a propriedade contava com 18 vacas; hoje, somamos 25 vacas e 18 novilhas criadas no sítio. O leite é repassado a um laticínio. “Pretendemos montar uma fábrica para beneficiarmos o leite e gerar mais renda, mas isso está em fase de planejamento. Aliás, todo nosso trabalho é muito bem planejado. Se não fosse o GQC, não estaríamos no ramo em que estamos e, tenho certeza, não teríamos tanta qualidade em nossos produtos.”

Troca de experiência

Ana Lúcia conta que o grupo formado por 20 produtores rurais que passaram pelo GQC em Barbacena, no ano de 2018, continua em contato constante. “Antes da pandemia, nos reuníamos a cada dois, três meses, nas propriedades, para trocar experiências e acompanhar a evolução de cada produtor e propriedade. Que isso passe logo para voltarmos ao normal.”

O gerente de negócios do Sicoob Credivertentes, Rogério Ladeira Franco, parceiro do Sistema FAEMG/SENAR/INAES no Campo das Vertentes, destaca a excelência do Programa. “Acompanhar o curso é uma coisa, ver o resultado, posteriormente, é impressionante. O ganho é imenso, pois uma coisa é o produtor rural ter em mente que precisa mudar, outra é colocar no papel, aprender a planejar.”

O médico veterinário e instrutor do programa, Bernardo Faria de Barros, destaca: “Conversar com os ex-alunos é muito animador. Eles relatam mudanças efetivas, resultados palpáveis e mensuráveis”.

“O GQC, desde a sua criação, sempre foi muito importante para as propriedades rurais. Destaco, aqui, a importante parceria entre o Sistema FAEMG/SENAR/INAES, o Sindicato Rural de Barbacena e o Sicoob Credivertentes, que tem nos permitido colher muitos bons frutos. O Programa é diferenciado porque o produtor passa a enxergar sua propriedade sob todos os aspectos. Além disso, volta o olhar para sua família. Percebemos que há um aprofundamento na relação entre as pessoas participantes”, aponta o presidente do Sindicato Rural de Barbacena, Renato Laguardia, lembrando que o GQC trabalha com duplas por cada propriedade.

“Diante dessa pandemia, o produtor rural precisa estar ainda mais atento aos custos de todas as áreas de sua propriedade. O GQC oferece esse estímulo e apresenta ferramentas para isso”, finaliza Renato.

Matérias Relacionadas