ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Minas Gerais

Após cursos do SENAR MINAS, produtor monta laboratório de prova de café

20 de outubro 2021
Por Senar

De zero a 200 cafés provados e classificados por ano. Essa é a história do cafeicultor Cleverson Daniel da Silva, que teve sua vida transformada após participar dos cursos de Classificação e Degustação de Café, Cafés Especiais e Torra, oferecidos pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES em parceria com o Sindicato Rural de Carmo de Minas. Em 2018, ele e a família montaram um laboratório de provas dentro do sítio para ajudar outros produtores a conhecerem melhor o próprio café.

O primeiro curso foi em 2015. Com as técnicas aprendidas no treinamento, ele começou a trabalhar em uma cooperativa no Sul de Minas, no setor de classificação e degustação. “O meu conhecimento sobre café era da porteira para dentro e o Sistema FAEMG/SENAR/INAES mudou isso. O curso não possibilitou somente aprendizado, ele também me proporcionou um novo emprego”.

O resultado logo apareceu. Ele levou os ensinamentos para o sítio Vargem Alegre e, junto com os pais, Sebastião Daniel da Silva e Ilda Candida da Silva, seu irmão, Eduardo Daniel da Silva, e sua esposa, Samanta Lima, ficou em 2º e 9º lugar no Cup of Excellence, o principal concurso de qualidade para café do mundo, realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Alliance for Coffee Excellence (ACE) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). “Começamos a trabalhar na lavoura de forma mais seletiva, seguindo as orientações do instrutor. Logo no primeiro ano, conseguimos ocupar essas duas posições, com lotes diferentes na categoria Café Natural”.