Logo CNA

Roraima

Após 10 meses de Assistência Técnica do SENAR Roraima, produtores comemoram resultados positivos com lucro na pecuária de leite

22 de outubro 2020

Por: ASCOM SENAR RORAIMA

ATEG PAULO SITE

Com redução de custos na produção, agregado ao aumento do valor do leite, os produtores Paulo César Ferreira e Francisca Linhares, atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial - ATeG há dez meses, tiveram aumento de 40% de rentabilidade com a atividade leiteira desenvolvida no sítio Ponta Poran, no Município de Cantá.

Há mais de 23 anos atuando no meio rural, na cadeia de fruticultura e bovinocultura de corte, os produtores aderiram à cadeia de bovinocultura de leite há três anos. Eles destacam que antes faziam o controle superficial da produção, mas, atualmente, após a assistência técnica do SENAR, com a aplicação das técnicas repassadas, estão caminhando para uma nova fase na gestão da renda na propriedade.

Com produção diária de 85 litros de leite por dia, a senhora Francisca ressalta o controle que tem aplicado a nova renda. “Antes não sabíamos quanto entrava e nem quanto gastávamos. Hoje temos um controle de tudo que entra e sai, temos um trabalho mais gerencial e com técnicas. Esse é o diferencial da assistência recebida em nossa propriedade” destacou a Produtora.

As orientações de manejo têm contribuído significativamente no sítio Ponta Poran. O produtor afirma que já chegaram a perder animais produtivos pela falta de orientações corretas no manejo com os animais e, neste caso, a assistência técnica tem levado as orientações necessárias para evitar esses tipos de perdas.

Atualmente a assistência Técnica e gerencial do Senar tem beneficiado 60 produtores rurais na cadeia produtiva de bovinocultura de leite e de fruticultura nos Municípios de Boa Vista, Cantá, Bonfim, Mucajaí. É uma das prioridades do Presidente do Sistema FAERR/SENAR, Sílvio de Carvalho, auxiliar o produtor rural com técnicas e orientações corretas por meio do Programa da ATeG.

Assessoria de Comunicação SENAR Roraima

facebook.com/Sistemafaerrsenar

instagram.com/faerr_senar

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas