Sergipe
Alunos do Curso Técnico em Zootecnia do Senar Sergipe realizam visitas técnicas para aprimorar conhecimentos
Turma, que está em formação desde o ano passado, tem participado de uma série de experiências práticas para compreender os conceitos abordados em sala.
Alunos do Curso Técnico em Zootecnia do Senar Sergipe realizaram no último sábado (6) mais uma visita técnica, com o objetivo de aprimorar os conteúdos abordados em sala de aula. As turmas, que estão em formação desde o ano passado, tem participado de uma série de experiências práticas que lhes permitem compreender os conceitos abordados em sala.
Dessa vez, os alunos do polo de Porto da Folha visitaram a Frigoserrano Agroindustrial LTDA., no município de Itabaiana, e tiveram a oportunidade de observar na prática o processo de abate e transformação do músculo em carne. A visita foi conduzida pela tutora Mikaele Alexandre, que ministra as disciplinas de Mercado de Nutrição e Alimentação Animal e Mercado Agropecuário.
“A aula prática estimula o senso crítico dos alunos, assim é um momento no qual as dúvidas são sanadas com mais facilidade”, explica a tutora.
Durante a visita, os alunos puderam compreender o processo de produção de carnes, que é um dos últimos elos da cadeia. Eles observaram desde a aquisição de insumos e prestação de serviços, passando pelos sistemas de produção propriamente dito (contemplando os manejos nutricionais e sanitários das fases de cria, recria, engorda e terminação), até a saída do produto da agroindústria (manejo pré-abate, abate, evisceração e cortes da carcaça).
Vários alunos do curso já estão aplicando os conhecimentos adquiridos em suas atividades profissionais, como é o caso dos produtores Ueliton Almeida, Antônio Melo e Marcos Brito, que aplicam os conhecimentos na bovinocultura de leite; já a aluna Frankilane Azevedo, que é Secretária Municipal de Agricultura de Porto de Folha e aplica os conhecimentos sobre legislação e setores da produção animal em sua atuação profissional; e Maicon Santos e Lucas Souza, que atuam na comercialização de animais e põem em prática os conhecimentos adquiridos sobre o manejo dos animais.
Ao longo de um ano de cursos, os alunos já tiveram a oportunidade de vivenciar várias e boas experiências durante as aulas práticas, como conhecer sistemas de produção intensivo em confinamento do tipo compost barn para a produção de bovinos leiteiros; visitar uma Avicultura de postura na qual foi possível acompanhar o sistema por completo da chegada das pintainhas até a classificação e expedição dos ovos; e conhecer um sistema de produção de bovinos de corte a pasto, utilizando cruzamento industrial entre as raças nelore e Blonde d'aquitane. “A visita técnica foi mais uma oportunidade de aprimorar os conhecimentos e se preparar para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. É essencial ter a oportunidade de vivenciar na prática o que foi aprendido em sala de aula, para que estarmos preparados para enfrentar as demandas do mercado.”, explica o aluno Maicon Santos.
Já os alunos do Polo de Itaporanga D’Ajuda, visitaram a Fazenda Meu Retiro em Santa Luzia do Itanhy, onde viram na prática sobre o início de processo para formação de pastagem, outra já pastejada e a última em descanso para entrada de animais. Foram observadas as diferentes alturas da planta, e foi demonstrado o correto manejo a ser implantado com foco em aumento da produtividade.