Logo CNA

Sergipe

Alunos do Curso Técnico em Zootecnia do Senar Sergipe realizam visitas técnicas para aprimorar conhecimentos
Whats App Image 2023 05 08 at 10 48 30 2

Turma, que está em formação desde o ano passado, tem participado de uma série de experiências práticas para compreender os conceitos abordados em sala.

8 de maio 2023

Alunos do Curso Técnico em Zootecnia do Senar Sergipe realizaram no último sábado (6) mais uma visita técnica, com o objetivo de aprimorar os conteúdos abordados em sala de aula. As turmas, que estão em formação desde o ano passado, tem participado de uma série de experiências práticas que lhes permitem compreender os conceitos abordados em sala.

Dessa vez, os alunos do polo de Porto da Folha visitaram a Frigoserrano Agroindustrial LTDA., no município de Itabaiana, e tiveram a oportunidade de observar na prática o processo de abate e transformação do músculo em carne. A visita foi conduzida pela tutora Mikaele Alexandre, que ministra as disciplinas de Mercado de Nutrição e Alimentação Animal e Mercado Agropecuário.

“A aula prática estimula o senso crítico dos alunos, assim é um momento no qual as dúvidas são sanadas com mais facilidade”, explica a tutora.

Durante a visita, os alunos puderam compreender o processo de produção de carnes, que é um dos últimos elos da cadeia. Eles observaram desde a aquisição de insumos e prestação de serviços, passando pelos sistemas de produção propriamente dito (contemplando os manejos nutricionais e sanitários das fases de cria, recria, engorda e terminação), até a saída do produto da agroindústria (manejo pré-abate, abate, evisceração e cortes da carcaça).

Vários alunos do curso já estão aplicando os conhecimentos adquiridos em suas atividades profissionais, como é o caso dos produtores Ueliton Almeida, Antônio Melo e Marcos Brito, que aplicam os conhecimentos na bovinocultura de leite; já a aluna Frankilane Azevedo, que é Secretária Municipal de Agricultura de Porto de Folha e aplica os conhecimentos sobre legislação e setores da produção animal em sua atuação profissional; e Maicon Santos e Lucas Souza, que atuam na comercialização de animais e põem em prática os conhecimentos adquiridos sobre o manejo dos animais.

Ao longo de um ano de cursos, os alunos já tiveram a oportunidade de vivenciar várias e boas experiências durante as aulas práticas, como conhecer sistemas de produção intensivo em confinamento do tipo compost barn para a produção de bovinos leiteiros; visitar uma Avicultura de postura na qual foi possível acompanhar o sistema por completo da chegada das pintainhas até a classificação e expedição dos ovos; e conhecer um sistema de produção de bovinos de corte a pasto, utilizando cruzamento industrial entre as raças nelore e Blonde d'aquitane. “A visita técnica foi mais uma oportunidade de aprimorar os conhecimentos e se preparar para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. É essencial ter a oportunidade de vivenciar na prática o que foi aprendido em sala de aula, para que estarmos preparados para enfrentar as demandas do mercado.”, explica o aluno Maicon Santos.

Já os alunos do Polo de Itaporanga D’Ajuda, visitaram a Fazenda Meu Retiro em Santa Luzia do Itanhy, onde viram na prática sobre o início de processo para formação de pastagem, outra já pastejada e a última em descanso para entrada de animais. Foram observadas as diferentes alturas da planta, e foi demonstrado o correto manejo a ser implantado com foco em aumento da produtividade.

Whats App Image 2023 05 08 at 10 51 03

Matérias Relacionadas