Logo CNA

Santa Catarina

Alunos do Curso Técnico em Florestas conhecem etapas de produção florestal
CNA IMAGEM PRINCIPAL 3

Ensino é feito 70% na modalidade online e 30% presencial, totalizando 1.200 horas, ou seja, dois anos

29 de dezembro 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Produção sustentável de mudas, práticas adequadas de manejo florestal e planejamento para colheita são aspectos decisivos para o destaque e sucesso de um empreendimento florestal. Com esse intuito o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoveu, juntamente ao Sindicato Rural de Lages, a Visita Técnica do Curso Técnico em Florestas do polo Lages/SC à empresa Florestal Rio das Pedras, localizada em Santa Cecília/SC.

Os estudantes puderam conhecer a estrutura e rotinas de empresa, de forma a relacionar à prática com a teoria apresentada no curso. “A turma acompanhou as etapas de produção florestal, iniciados pela fase de viveiro florestal, passando pelos processos de silvicultura até a colheita mecanizada florestal na fazenda da empresa. Essa foi uma experiência de grande relevância para os alunos compreenderem o impacto e as oportunidades do profissional técnico em florestas”, avaliou a instrutora Sandra Mara Krefta.

A visita foi guiada pelos representantes da empresa, o supervisor de viveiro florestal Igor Marcelo Tacheviski e o técnico em segurança do trabalho Cleiton Mello. Além da instrutora Sandra, os instrutores Luciano Lambert e Anieli Cioato de Souza também acompanharam os estudantes durante o momento e reforçaram que visitas técnicas contribuem de forma positiva na formação dos estudantes.

“O curso está sendo fundamental no meu desenvolvimento pessoal e profissional, com trocas de experiências, aprendizagem e novas amizades. A busca por conhecimento, a vontade de solucionar os entraves do dia a dia no campo, o ensino gratuito e de qualidade, são os motivos que me fazem seguir no curso, além de me proporcionar novas oportunidades dentro da empresa que já trabalho”, destacou estudante do Técnico em Floresta, Giseli Barbosa da Silva.

SOBRE O CURSO

A coordenadora da formação técnica do Senar/SC e do Curso Técnico em Florestas, Kátia Zanela, explica que a formação oferece o desenvolvimento das competências profissionais necessárias para participar do planejamento e executar e controlar os processos de produção florestal. “O curso prepara os estudantes de acordo com as legislações técnicas, de segurança do trabalho e de meio ambiente, aliados a responsabilidade social e aos aspectos econômicos. São tópicos essenciais para formar profissionais qualificados e responsáveis”.

O ensino é feito 70% na modalidade online e 30% presencial, totalizando 1.200 horas, ou seja, dois anos. “O técnico em Florestas formado pelo Sistema Faesc/Senar-SC conclui o curso especializado na execução de povoamentos florestais cultivados e na preservação de florestas nativas”, reforçou a coordenadora.

A importância da formação técnica foi ressaltada pelo presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo. “O estudante que se forma em um curso técnico como este está apto para um amplo e emergente mercado de trabalho, visto que o setor é fundamental para a economia do país, especialmente porque o Brasil possui uma das maiores extensões florestais do mundo”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, também destacou que esse é um curso estreante no país e Santa Catarina foi contemplada com 40 vagas. “A Rede e-Tec Brasil está sempre desenvolvendo novas oportunidades de formações técnicas e é muito significativo que o Sistema Faesc/Senar-SC possa oferecer mais um excelente curso aos jovens catarinenses”.