Bahia
Notícias
Alunos do Curso Técnico em Agronegócio fazem visita técnica ao Lago de Sobradinho

Os alunos do Curso Técnico em Agronegócio, da cidade de Juazeiro, no Vale do São Francisco, fizeram, no sábado (18), uma saída de campo com a intenção de conhecer a cadeia produtiva da criação de peixes no município de Sobradinho.
Na oportunidade, as turmas visitaram o trecho do Lago de Sobradinho, que é equipado com vários tanques-rede utilizados na piscicultura. Os alunos também estiveram nas Associações de Produtores e Criadores de Peixes, e no Terminal Pesqueiro da cidade.
A visita foi para entender como funciona toda a cadeia produtiva da pesca na região, e como os produtores recebem o suporte de engenheiros de pesca que os ajudam a deixarem a prática de tratar o pescado na beira do rio, realizando a atividade de uma forma mais sustentável.

No terminal, os alunos estiveram nas instalações utilizadas pelos piscicultores no processo de transformar a carne do peixe em um produto mais elaborado. Lá, o pescado passa por um processo de refrigeração, evisceração e descamação para aumentar a vida útil e realçar as partes nobres do produto.
O procedimento, que é realizado pela Cooperativa de Produção e Comercialização dos Derivados de Peixes da cidade, é uma forma de agregar valor à mercadoria, pois o peixe pode ser reaproveitado para outros fins, como confecção produtos artesanais, por exemplo.
A visita foi conduzida pelo Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Leneildo Monteiro, pelo engenheiro de pesca Rodolfo Cavalcante, a tutora da unidade curricular Anamaria Cândido e piscicultores associados.