Logo CNA

Santa Catarina

Alunos do Curso Técnico em Agronegócio de Seara conhecem processo produtivo de propriedade na área de ovinocultura
CNA IMAGEM PRINCIPAL

Iniciativa fez parte da unidade curricular Técnica e Sistemas de Produção Agropecuária ministrada pelos tutores Fernando da Silveira e Leandro Simioni

22 de novembro 2022

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: MB COMUNICAÇÃO

Conhecer na prática o processo produtivo da área da ovinocultura de corte com ênfase para o manejo, pastagens, entre outros aspectos que envolvem o setor. Com esse objetivo, os alunos do Curso Técnico em Agronegócio do polo de Seara fizeram, na última semana, uma visita técnica em uma propriedade de Vargem Bonita. O curso é da Rede e-TEC, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), com a parceria do Sindicato Rural de Seara.

A iniciativa fez parte da unidade curricular Técnica e Sistemas de Produção Agropecuária ministrada pelos tutores Fernando da Silveira e Leandro Simioni. O grupo foi recebido pelo produtor Wanderlei Cazella e contou com acompanhamento de Tiago Cazella que, além de técnico de Campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar na cadeia produtiva de ovinocultura de corte, é filho do produtor.

O presidente do Sindicato Rural de Seara Valdemar Zanluchi frisa que a propriedade visitada é referência na produção de ovinos, pastagens e estrutura, o que possibilitou agregar conhecimento prático sobre os temas abordados em sala de aula referente à disciplina. “A visita foi uma grande oportunidade para os alunos aprenderem mais sobre o manejo e gestão na ovinocultura e bovinocultura de corte”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo , destaca o Curso Técnico em Agronegócio traz em sua grade curricular o ensino prático, que aliado à teoria, contribui na formação de profissionais preparados para os desafios do agro. “Ao longo das atividades, os alunos conhecem técnicas de gestão, de comercialização e execução de procedimentos para planejar e auxiliar na organização e controle das atividades de gestão do negócio rural. E para reforçar tudo o que é aprendido em sala de aula são realizadas visitas técnicas em propriedades rurais e empresas do agro. Essas atividades têm sido essenciais para preparar os alunos para o mercado de trabalho”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, complementa que as visitas técnicas são de extrema relevância para os alunos, pois possibilitam que conheçam como funcionam todas as etapas produtivas de determinada empresa ou propriedade rural. “Além da oportunidade de troca de ideias e novos conhecimentos, esses momentos são fundamentais para inspirar e incentivar os jovens a aperfeiçoares habilidades nas áreas em que mais se identificam”, frisa ao comentar que os relatos dos egressos são gratificantes.

NOVAS TURMAS PARA 2023

A coordenadora regional dos cursos técnicos do Senar/SC, Kátia Zanella , alerta ao público do campo que em breve abrirão as inscrições para novas turmas de quatro formações técnicas da Rede e-TEC. Nos polos de São Miguel do Oeste e São José haverá processo seletivo para o Curso Técnico em Agronegócio . Também abrirão turmas para as seguintes formações: Zootecnia (Rio do Sul, Campos Novos, Braço do Norte e Campo Alegre); Fruticultura (Fraiburgo); e Florestas – o mais novo curso do Estado que abrirá no polo de Lages. FAÇA A PRÉ-INSCRIÇÃO NO SINDICATO RURAL DE SUA REGIÃO.

POLOS EM SC

Os polos dos cursos técnicos em Santa Catarina estão localizados em Araranguá, Braço do Norte, Campo Alegre, Campos Novos, Canoinhas, Fraiburgo, Joaçaba, Joinville, Lages, Paulo Lopes, Rio do Sul, São Joaquim, São José, São Miguel do Oeste, Seara e Taió.

Matérias Relacionadas