Logo CNA

Santa Catarina

Alunos do Curso Técnico em Agronegócio de Joaçaba visitam Polo Inovale
CNA IMAGEM PRINCIPAL

Iniciativa conta com o apoio do Sindicato Rural de Joaçaba.  

19 de outubro 2022

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: MB COMUNICAÇÃO

Conhecer na prática os conteúdos estudados pelos alunos do polo de Joaçaba no Curso Técnico em Agronegócio. Esse foi o objetivo de uma visita técnica realizada pelos alunos na unidade curricular de Processos Mercadológicos do Agronegócio no Polo de Inovação Vale do Rio do Peixe – Inovale. O curso é da Rede e-TEC, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc). A iniciativa conta com o apoio do Sindicato Rural de Joaçaba.

O Polo Inovale é um ecossistema de inovação que abrange 18 municípios em sua maioria compreendidos pela Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joaçaba e a Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (AMMOC). O conceito do polo foi definido como “uma aglomeração de organizações com interesses correlatos, que atuam de forma articulada no âmbito da região de abrangência, visando à geração e disseminação da inovação e de novas tecnologias”. O polo tem como objetivo disseminar a cultura empreendedora, da liderança e da inovação nas pessoas e organizações; contribuir para o desenvolvimento de empreendimentos inovadores; incentivar e orientar a implementação da inovação em empresas estabelecidas; propiciar um ambiente favorável para a atração e fixação de empresas na região; e promover a articulação entre os atores, parceiros e organizações para a integração de ações de desenvolvimento do Polo.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, destaca que as propriedades rurais e as empresas do setor precisam cada vez mais de profissionais completos, por isso, o Curso Técnico em Agronegócio traz em sua grade curricular o ensino prático, que aliado à teoria, contribui na formação de profissionais preparados para os desafios do agro. “Ao longo das atividades, os alunos conheceram técnicas de gestão, de comercialização e execução de procedimentos para planejar e auxiliar na organização e controle das atividades de gestão do negócio rural. Além disso, as atividades contemplam visitas técnicas em propriedades rurais para que conheçam a realidade do agronegócio catarinense”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, observa que as visitas técnicas são de extrema relevância para os alunos, pois possibilitam que conheçam como funcionam todas as etapas produtivas de determinada empresa ou propriedade rural. “Além da oportunidade de troca de ideias e novos conhecimentos, esses momentos são fundamentais para inspirar e incentivar os jovens a aperfeiçoares habilidades nas áreas em que mais se identificam”, frisa ao comentar que os relatos dos egressos são gratificantes. “Temos muitos cases de sucesso que muito nos orgulham”.

O presidente do Sindicato Rural de Joaçaba, Clemerson Pedrozo, realça que as visitas técnicas são fundamentais para fortalecer o ensino, oportunizando uma formação mais ampla que estimula o desenvolvimento do senso crítico. “A visita ao Polo Inovale foi importante para a turma conhecer mais sobre o desenvolvimento de negócios inovadores e trouxe inspiração aos jovens que saíram do local cheio de boas ideias para planejar e implementar”.

Matérias Relacionadas