Logo CNA

Santa Catarina

Alunos do Curso Técnico em Agronegócio de Canoinhas visitam empresa de laticínio em Major Vieira
CNA IMAGEM PRINCIPAL1

A iniciativa conta com o apoio do Sindicato Rural de Canoinhas

24 de outubro 2022

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: MB COMUNICAÇÃO

Os alunos do Curso Técnico em Agronegócio do polo de Canoinhas visitaram recentemente, por meio da unidade curricular Produção do Agronegócio e Segurança dos Alimentos nas Cadeias Produtiva, a sede da Latco, em Major Vieira. O intuito foi conhecer a estrutura e as atividades da empresa, que atua com foco nos laticínios. O curso é da Rede e-TEC, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc). A iniciativa conta com o apoio do Sindicato Rural de Canoinhas.

Durante a visita os alunos, que estiveram acompanhados pela tutora do polo de Canoinhas, Cristiane Cruz dos Santos Nizer, puderam conhecer na prática como funciona a manipulação, armazenamento, segurança alimentar, além da implantação das boas práticas de fabricação. Eles também visitaram o local de recebimento dos caminhões de leite e o laboratório da empresa para conhecer o processo de produção, as formas de pesagem, a embalagem e o armazenamento na câmera fria.

O presidente do Sindicato Rural de Canoinhas, Edmilson Luiz Verka, destaca a importância da ação para aliar os conhecimentos práticos e teóricos. "As visitas técnicas dos alunos em empresas ou propriedades rurais representam uma contribuição muito importante, pois possibilitam que vejam na prática o que tiveram na teoria, acrescentando ainda mais aprendizagem e aproveitamento dos estudos!".

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, salienta que as propriedades rurais e as empresas do setor precisam cada vez mais de profissionais completos, por isso, o Curso Técnico em Agronegócio traz em sua grade curricular o ensino prático, que aliado à teoria, contribui na formação de profissionais preparados para os desafios do agro. “Ao longo das atividades, os alunos conheceram técnicas de gestão, de comercialização e execução de procedimentos para planejar e auxiliar na organização e controle das atividades de gestão do negócio rural. Além disso, as atividades contemplam visitas técnicas em propriedades rurais para que conheçam a realidade do agronegócio catarinense”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, observa que as visitas técnicas são de extrema relevância para os alunos, pois possibilitam que conheçam como funcionam todas as etapas produtivas de determinada empresa ou propriedade rural. “Além da oportunidade de troca de ideias e novos conhecimentos, esses momentos são fundamentais para inspirar e incentivar os jovens a aperfeiçoarem habilidades nas áreas em que mais se identificam”, frisa ao comentar que em breve abrirão as inscrições para as turmas do primeiro semestre de 2023.

Matérias Relacionadas