Logo CNA

Sergipe

Alunos apresentam trabalhos de conclusão do curso Técnico em Agronegócio
Alunos cursotecnico6

Trabalhos abordaram temas voltados para a realidade local

26 de junho 2019

Por: Do Senar/SE

O tema sustentabilidade foi destaque na apresentação dos trabalhos de conclusão dos alunos do curso Técnico em Agronegócio do polo de Tobias Barreto. O curso tem duração de dois anos sendo 20% presencial e 80% à distância.

O tutor Vinícius da Silva Oliveira orientou os alunos no desenvolvimento dos trabalhos através da Unidade Curricular de Tópicos Especiais. “O que mais gostei nesta turma foi que todos os alunos buscaram temas relevantes sobre a sua realidade local. Eles buscaram trabalhar dentro do TCC um tema que eles já vivem e que acredito que seja importante para a região. Os trabalhos agregam muito valor ao curso e a formação deles como técnicos”.

O tutor Antônio Lemos participou da banca de avaliação dos trabalhos e destacou a relevância dos temas apresentados pelos alunos. Segundo Antônio, todos os alunos buscaram temas relacionados ao desenvolvimento regional.

“Achei bem interessante os trabalhos e os temas abordados porque são voltados para a sustentabilidade, que está sendo muito discutida no meio agropecuário. Os alunos estão bem preparados para enfrentar o mercado de trabalho. Eles possuem o perfil e a postura que o mercado exige”.


Trabalhos

O aluno Plínio Augusto de Jesus Santos realizou uma pesquisa com os produtores rurais para saber como eles se relacionam com a tecnologia. Segundo Plínio, o objetivo foi unir o agronegócio e a tecnologia e identificar se o produtor de Tobias Barreto utiliza tecnologias no campo.

“Quando apliquei o questionário criou um impacto muito grande porque verifiquei que o produtor rural de Tobias Barreto usa meios bem tradicionais e a gente sabe que a tecnologia ajuda na produtividade, no desenvolvimento sustentável e preparação do solo para garantir safras futuras. É perceptível que os produtores precisam de mais cursos, capacitações e empresas que fomentem a tecnologia no agronegócio”.

As alunas Viviane Menezes e Taís Oliveira fizeram uma apresentação voltada para o tema do turismo rural. “Nosso trabalho veio tratar do tema turismo rural como uma forma de desenvolvimento local. A gente analisou os dados de comunidades rurais no município de Tobias Barreto que vêm se destacando com essas práticas. Nosso trabalho mostrou como este fenômeno tem oportunizado o desenvolvimento nas comunidades”, explica Viviane.

A palma também foi tema de destaque durante as apresentações. A aluna Daiane Ribeiro da Silva Ramos e o aluno Carlos Eduardo falaram sobre a importância da palma como fonte de alimento para o semiárido.

“Apresentamos o nosso trabalho sobre a palma, que é uma alternativa alimentar na região do semiárido e que os pequenos e grandes produtores utilizam por ser um alimento com muita água. A palma alimenta o gado e mata a sede. Os recursos hídricos são escassos nesta região, podendo ficar até um ano sem chuva e a palma vem trazer uma alternativa de alimentação.

Matérias Relacionadas