Logo CNA

Minas Gerais

Alimentos Mantiqueira: um caso de sucesso de defumados a derivados do leite em Minas Gerais
Thiago1

25 de agosto 2020

Por: SENAR MINAS

A solução do administrador Thiago de Barros Raimondi para superar a crise econômica foi mudar de nicho comercial. A aposta na fabricação de lingüiça e outros produtos defumados e, posteriormente na produção de derivados do leite, contou com o importante suporte das capacitações oferecidas pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES. “Fechei a loja de roupas em novembro e em dezembro fiz o curso de embutidos e defumados em Ponte Nova. Foi maravilhoso”, conta Thiago.

A trajetória de sucesso dos Alimentos Mantiqueira começou em 2014 com a produção de linguiças na cidade de Cajuri. O aumento da demanda e o desejo de acessar novos mercados fez com que Thiago buscasse pelo Selo de Inspeção do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). A qualidade dos 20 produtos da marca e o selo de inspeção, permitiram que a comercialização se estendesse às cidades de Viçosa, Coimbra, Ervália, Muriaé, Ubá, Visconde do Rio Branco e Belo Horizonte.

Alimentos Mantiqueira: um caso de sucesso de defumados a derivados do leite em Minas Gerais - SENAR MINAS


“Em 2014 e 2015 em participei da Feirinha Aproxima à convite do SENAR e vendi muito. A cada edição eu aumentava a produção e vendia mais. Foi uma excelente oportunidade para apresentar meus produtos . Passei a vender para restaurantes e empórios em BH e Contagem, e consegui comercializar no Mercado Central, onde também participei da “Sexta Gastronômica”.

Após retorno à sua cidade natal, Ponte Nova, Thiago não conseguiu remontar a fábrica de embutidos e defumados. Mas após a pausa e a superação de grave problema de saúde o empreendedor retomou a produção dos Alimentos Mantiqueira com foco nos derivados do leite e foi um sucesso.

Alimentos Mantiqueira: um caso de sucesso de defumados a derivados do leite em Minas Gerais - SENAR MINAS

Em 2018 a receita secular do requeijão “Dona Lili”, que já era fabricada e vendida pela família no sítio há décadas, passou a ser produzida por Thiago junto a outros produtos como: queijo minas, queijo curado no fubá, doce de leite, ricota comum e defumada, iogurte simples e com calda de amora e manteiga. Além da goiabada, também receita de família. Para isso, adaptou um espaço para a nova fabrica e conseguiu junto à Prefeitura de Ponte Nova o Selo de Inspeção Municipal.

“Antes da pandemia usava de 250 a 300 litros de leite por dia na fábrica. Agora diminuiu, mas continuamos vendendo a média de 120 unidades por semana. Temos clientes que buscam a mercadoria aqui no Sítio para revender, pessoas que estão de passagem e param para comprar. E nesse período difícil o Sindicato dos Produtores Rurais e o SENAR têm oferecido apoio na divulgação”.

Apoio do Sistema

Thiago destaca a relevância do SENAR e do SPR de Ponte Nova para o andamento do seu empreendimento “É muito importante o apoio que recebo do Sindicato dos Produtores Rurais. A mobilizadora Mônica sempre passa aqui e se interessa pela minha produção e comercialização. E a parceria com o SENAR é maravilhosa. Os instrutores do SENAR são excelentes e temos um canal aberto com eles. Estão sempre dispostos a nos atender ”.

O amparo para além da formação relacionada à produção também foi lembrado pelo empreendedor como um ponto forte. “O SENAR se preocupa em oferecer cursos de comercialização, administração, cooperativismo e isso faz diferença”.

Para a mobilizadora Mônica Silva “é gratificante ver o desenvolvimento do produtor e saber que podemos ajudá-lo”.

Alimentos Mantiqueira: um caso de sucesso de defumados a derivados do leite em Minas Gerais - SENAR MINAS

A partir da esquerda: Thiago, o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Viçosa, Marcos Reis, Heitor Raimondi, pai de Thiago, e a mobilizadora Mônica Silva

Matérias Relacionadas