Logo CNA

Rio Grande do Sul

Alegrete é a próxima parada do Fórum ‘De onde virão os terneiros?’
Whats App Image 2021 11 16 at 10 23 40

Evento, com Dia de Campo e Seminário, será realizado pelo Senar-RS nos dias 25 e 26 de novembro

18 de novembro 2021

Por: Tatiana Py Dutra

Fonte: Ascom/Padrinho Conteúdo*

O rebanho bovino do Rio Grande do Sul tem uma taxa de desmame de, em média, 55% ou 56% - índice bem abaixo do ideal. Para colaborar com a eficácia produtiva e o gerenciamento da atividade pecuária, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) realiza, nos dias 25 e 26 de novembro, a 106º etapa do Fórum Permanente do Agronegócio De Onde Virão os Terneiros? Desta vez, o evento itinerante será realizado em Alegrete.

“O objetivo é sensibilizar produtores, técnicos e estudantes sobre a importância da melhoria dos índices reprodutivos, levando informação e conhecimentos que, ao serem postos em prática, aumentem a produção de terneiros e a rentabilidade dos produtores”, resume o técnico em Formação Profissional Rural do Senar-RS, Pedro Faraco.

Serão dois dias de programação. O primeiro será um Dia de Campo no qual serão visitadas quatro pequenas e grandes propriedades rurais da região. Lá, proprietários e técnicos dividem informações sobre sistema de produção, manejo, potencialidades e dificuldades.

“São propriedades distintas, mas com grande potencial e ótimos índices produtivos”, adianta Faraco.

No segundo dia de atividades, ocorre o seminário. Ao todo, serão cinco palestras nas quais professores universitários e técnicos abordam temas solicitados pelos produtores e pelo Sindicato Rural como preocupações relevantes - como controle de carrapato, melhoramento genético do rebanho e sistemas forrageiros.

O evento

O fórum “De onde virão os terneiros?” foi criado pelo Senar-RS em 2012. De lá para cá, teve 25 etapas realizadas em 17 municípios gaúchos, atingindo um público de 6.378 pessoas. Por isso, já é considerado um dos principais eventos de pecuária de corte do Rio Grande do Sul.

Realizado pelo Senar-RS, o evento é uma promoção de Farsul e Casa Rural, com apoio dos departamentos de Solos e Zootecnia da UFRGS e do Sindicato Rural de Alegrete.

DE ONDE VIRÃO OS TERNEIROS?

Quando: 25 e 26 de novembro, em Alegrete

Informações e inscrições: eventos@senar-rs.com.br

PROGRAMAÇÃO

25/11

DIA DE CAMPO

8h - Fazenda Dois Angicos, propriedade de Nerlei Anjos dos Anjos e família (Rincão do Paraíso, 4º subdistrito do Vasco Alves)

10h30min - Estabelecimento Laranjeiras, propriedade de Enir Vila verde e família (Rincão do 28, 4º subdistrito do Vasco Alves)

11h30min - Estância do 28, Fundação Marona (Rincão do 28, 4º subdistrito do Vasco Alves)

13h - Almoço*

15h - Fazenda Santa Luzia, propriedade de Carlos Einchenberg e família (Rincão do 28, 4º subdistrito do Vasco Alves)

17h - Encerramento

* Almoço sem custo aos participantes



26/11

SEMINÁRIO

Restaurante do Parque de Exposições Lauro Dornelles (Av. Tiaraju, 1.685, bairro Centenário, Alegrete)

8h - Cadastramento

8h15min - Abertura oficial

8h30min - Rodeios de cria: a base da pecuária sustentável - Prodessor José fernando P. Lobato (PhD), do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Agronomia da UFRGS

10h - Intervalo

10h15min - Cadeias forrageiras para cria intensiva - Dr Danilo Santana, da Embrapa Pecuária Sul

11h - Benefícios da integração lavoura-pastos-pecuária - Profa. Dra. Amanda Posselt, do Departamento de Solos da UFRGS

11h45min - Mesa redonda

12h30min - Almoço*

14h - Ferramentas genéticas aplicadas a produção de terneiros - Méd. Vet. Bruno Teixeira, instrutor do Senar-RS - Cooplib

14h45min - Manejos auxiliares e de controle do carraparo: experiências práticas - Méd. vet. Iuri Pioly Marmitt (Me), supervisor de campo da ATeG - Gestão Avançada de Construções Ltda

15h - Mesa redonda

17h - Encerramento


*Almoço gratuito no local


*O conteúdo pode ser reproduzido desde que atribuídos créditos a Ascom/Padrinho Conteúdo