Maranhão
Notícias
Agrodutra fortalece o agronegócio na região do Médio Mearim maranhense
Primeira edição da feira agropecuária de Presidente Dutra atraiu produtores rurais de todo o estado e apresentou intensa programação técnica com o apoio de parceiros. Evento também se destacou na geração de negócios
Por: Raquel Araújo
Fonte: Ascom Faema / Senar
Presidente Dutra (MA) – A primeira edição da feira agropecuária de Presidente Dutra, a Agrodutra, foi realizada no último fim de semana já demonstrando a força do agronegócio na região central do Maranhão.
O evento, realizado pelo Sindicato de Produtores Rurais de Presidente Dutra, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão – Faema, e patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, ocupou o Parque de Vaquejada Montana, na BR-226, de quinta-feira a sábado, com uma intensa programação técnica e social, voltada, principalmente para os produtores rurais da região.
Primeira edição da Agrodutra mobilizou parceiros como a Faema, Senar, Sebrae, Prefeituras da região, governo do estado, Banco do Nordeste e diversas empresas locais e do mercado agro na região.
“Presidente Dutra é um município que sempre demonstrou vocação para o agro, e essa feira era uma demanda antiga dos produtores rurais locais, que conseguimos concretizar com o apoio dos parceiros que acreditaram na iniciativa”, comemorou o presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Presidente Dutra e coordenador geral da Agrodutra, Magno Moreira.
Destaque na programação técnica, o Encontro de Produtores Rurais de Presidente Dutra atraiu mais de 200 participantes
Parceiro que realizou a maior parte da programação técnica do evento, o Sistema Faema / Senar ainda realizou, durante o evento, uma Assembleia Geral Ordinária com quase 50 presidentes de sindicatos rurais de todo o estado e um encontro de produtores rurais com a participação de mais de 200 produtores rurais de toda a região. “Seguimos cumprindo nosso compromisso de participar e apoiar todas as feiras agropecuárias realizadas por nossos sindicatos rurais filiados à Faema. Queremos, cada vez mais, fortalecer o nosso agro, com conhecimento, inovação, tecnologia e informação”, destaca o presidente do Sistema Faema / Senar, Raimundo Coelho.
Entre os parceiros que participaram da programação do encontro de produtores rurais estiveram o Sebrae-MA, Sagrima, AGED, Fundepec e Banco do Nordeste.
Em paralelo à Agrodutra, a Faema ainda reuniu mais de 40 presidentes de sindicatos rurais para uma Assembleia Geral Ordinária.
Senar em Ação - A instituição levou para a Agrodutra um estande institucional, onde disponibilizou, de forma gratuita, oficina de transformação da cana em cachaça, vitrines tecnológicas, de silagem, hidroponia, cerca elétrica rural e apicultura; e apresentou os programas e serviços ofertados na região por meio da parceria do Sindicato Rural com a federação e o Senar. Em parceria com a Sagrima, os visitantes ainda podiam observar uma vitrine de psicultura; e em parceria com a UEMA e a MA Carbon, o Professor Doutor Luciano Muniz, orientava os interessados em aderir a programas de comercialização de créditos de carbono.
Além disso, a instituição realizou quatro turmas do curso de formação profissional rural em pilotagem de drones.
Outro destaque da programação foi a visita de uma turma de alunos do curso Técnico em Zootecnia, do polo de ensino técnico do Senar em Colinas, que participaram da programação técnica do último dia de feira e conheceram de perto os detalhes de cada vitrine tecnológica.
“Essas atividades externas são muito importantes para o aprendizado, pois proporcionam aos alunos verificar mais de perto a prática das atividades que muito em breve estarão aplicando no campo”, disse o tutor da rede e-tec que acompanhou os alunos, Marcos Pedro Oliveira.
A feira também contabilizou cerca de R$ 5 milhões em negócios fechados nos estandes de parceiros e expositores
Balanço – Ao final do evento, o presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Presidente Dutra, Magno Moreira já comemorava o sucesso da edição. “Conseguimos entregar um evento relevante para os produtores rurais locais, e uma nova oportunidade de a população da região conhecer mais de perto a realidade do campo. Ficamos felizes com o apoio que recebemos dos parceiros e, sobretudo com os resultados de geração de negócios. Somente nos dias de feira contabilizamos cerca de R$ 5 milhões em volume de negócios fechados, o que já sinaliza o potencial que nossa feira tem para crescer nos próximos anos”, avalia Magno Moreira.