Logo CNA

Amazonas

Ação do SENAR-AM de cidadania rural e saúde realizou mais de 200 atendimentos gratuitos em Autazes
VMK1

5 de setembro 2019

Por: ASCOM - SENAR-AM

Na última sexta-feira (30), o SENAR-AM atendeu mais de 200 pessoas durante a ação dos programas de Cidadania Rural, Saúde do Homem Rural e Saúde da Mulher rural, que foi realizada na Comunidade Monte Sinai, no quilômetro 53 da Estrada de Autazes. A ação que está em sua 2ª edição e pela primeira vez no município de Autazes, aconteceu nas dependências da Escola Municipal Rosalina Almeida Pinheiro.

Foram levados ao local, diversos serviços gratuitos de saúde e cidadania direcionados ao produtor rural de Autazes, seus familiares e comunitários da região. O objetivo foi possibilitar o acesso a homens e mulheres do campo que residem na zona rural.

A superintendente do SENAR-AM, Jeyn’s Alves, avaliou o sucesso da ação com uma conquista institucional, uma vez que esse tipo de atendimento faz a diferença na vida dos comunitários. “Ver a grande quantidade de pessoas que passaram pela escola nos deixa satisfeitos porque sabemos da importância do acesso a atendimentos de saúde e cidadania para quem mora na zona rural. Esperamos poder levar a ação para muitos outros municípios em nosso Estado”.

Na abertura do evento, o prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, agradeceu pela escolha do município para receber a ação. “ O Senar-AM não medi esforços para unir forças com a prefeitura de diversos outros parceiros para estamos aqui, hoje, com o objetivo único de servir o cidadão”, destacou na ocasião.

Atendimentos

Na área de cidadania, foram expedidos 48 documentos de identidade (RG) e 37 carteiras de trabalho (CTPS). Na área de saúde foram registrados 101 atendimentos entre clínica geral, pediatria e fisioterapia, 170 atendimentos odontológicos, 10 atendimentos de nutrição, atendimento psicológico para 40 professores da escola municipal, 103 pessoas vacinadas, 42 pessoas que realizaram o teste de PSA (exame de próstata) e 10 exames preventivos.

Também foram realizadas orientações de saúde bucal para aproximadamente 50 crianças com a cirurgiã-dentista, Alânia de Souza, 42 cortes de cabelo pelos alunos do SENAC e duas palestras, sendo uma sobre o tema violência da mulher, ministrada pela professora e Mestre em Políticas Públicas, Ângela Emília Gama da Silva, que, na ocasião representou a Associação das Donas de Casa do Estado do Amazonas (ADCEA) e a segunda palestra sobre déficit de aprendizagem ministrada pela professora da Faculdade Esbam, Ana Margareth Almeida.

Público satisfeito

Maria Rosalina dos Santos de 69 anos foi uma das pessoas que participou da ação. Ela os levou os netos para emissão de documentos de identidade. “Eu não podia ir até Manaus e aproveitei esta oportunidade. Esse tipo de ação é muito importante porque os locais de atendimento para esses serviços geralmente são muito longes e dessa forma, facilita muito”, contou.

O agricultor, Melquezedeque Carneiro, morador do Ramal do Assentamento, também comemorou a oportunidade de participar da ação. Ele levou a família toda para ser atendida. “Faz tempo que nós precisávamos de um incentivo como este. Só no dia de hoje nossa família recebeu atendimento do clínico geral, de dentista e corte de cabelo”.

Parceiros

Para realizar a ação, o SENAR-AM contou com diversos parceiros: a Prefeitura de Autazes, através das secretarias de saúde e de educação, o Sindicato Patronal Rural de Autazes, a faculdade Esbam, a empresa de internet Elsys Hughesnet, a Associação das Donas de Casa do Estado do Amazonas (ADCEA), equipe da 12ª Região Militar – 12 B SUP, empresa Saúde Manaus, Sesi-Saúde, Setrab, Senac, Núcleo de apoio à Saúde da Família (NASF) – Autazes e Coordenadoria Municipal de Empreendedorismo Local da prefeitura de Autazes.

Matérias Relacionadas