Logo CNA

Mato Grosso do Sul

A grandeza da simplicidade: chegada da internet está Transformando Vidas em Pontinho do Cocho
IMG 8690 2

Produtora Maria de Paula Oliveira foi uma das beneficiárias do Senar On

28 de abril 2023

Maria de Paula Oliveira, de 68 anos, é pura simpatia, simplicidade e gratidão. Desde 2021, o Senar/MS disponibiliza internet gratuita para comunidade onde vive, em Pontinho do Cocho, distrito de Camapuã, através do programa Senar On. E é no polo do Sindicato Rural, que ela também aprendeu a ler e escrever, por meio do programa Despertando. Vem conferir essa história no #TransformandoVidas desta sexta-feira (28).

“Venho aqui no Sindicato, a Maria (instrutora) me ensina. Pago umas contas, tenho comunicação, assisto vídeos do mundo lá fora... eu gosto! Para mim foi ótimo, porque antes eu não sabia nem conversar direito.” , explica Maria de Paula.

Com a chegada da internet, veio também a oportunidade de realizar um sonho: aprender a ler e escrever. O Despertando leva alfabetização e letramento para a população rural adulta, por meio de metodologia híbrida.

“Eu não sabia nem escrever o meu nome. Aí eu entrei na escola, estudei seis meses... para mim foi ótimo!”, lembra.

Maria de Paula é aposentada, tem 68 anos, sempre viveu no campo e se dedicou ao trabalho braçal. Há pouco mais de um ano, ela passou a ser atendida pelos programas do Senar/MS. Com a tecnologia em mãos, agora aprende a usar o celular e aliviar a saudade dos familiares.

“Antigamente, para poder se comunicar com o povo tinha que escrever carta. Mas como eu não sabia escrever, tinha que ir atrás de quem poderia fazer isso para mim. E só então enviar e aguardar notícias. Agora, a gente disca e fala lá longe! Eu falo com minhas irmãs que moram lá no Paraná. Não é um abraço, mas dá para matar a saudade.” , conta a aposentada.

A alfabetização e internet também propiciam acesso a outras formas de capacitação, aumentando o conhecimento para níveis mais elevados, além de possibilitar uma evolução profissional que assegure conforto financeiro para família e realização pessoal. Além do Senar On e Despertando, Maria participou de cursos como o de Fabricação de Pães e Salgados para complementar a renda.

“Eu nunca tinha feito um curso porque eu não sabia ler, eu não sabia assinar meu nome. Valeu a pena e eu agradeço ao Senar por isso, porque antes eu só sabia pegar no cabo da enxada. Agora eu posso fazer um bolinho, um pão... muito obrigada ao Senar por essa oportunidade!” , completa Maria.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no Campo. Confira outras histórias de sucesso no canal do Youtube e no site.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Michelle Machado

Matérias Relacionadas