Logo CNA

Goiás

500 pessoas lotam I encontro goiano de apicultura do Senar Goiás
Image 123650291 82

Evento acontece até 16h desta sexta-feira e pode ser acompanhado virtualmente pelo Youtube

22 de março 2024

Evento acontece até 16h desta sexta-feira e pode ser acompanhado virtualmente pelo link: https://www.youtube.com/user/S...

No Sindicato Rural de Anápolis que recebeu o I Encontro Goiano de Apicultura do Senar Goiás, colmeias, abelhas, mel, favos, outros produtos derivados e acima de tudo apicultores em busca de melhorias e expansão da produção. Após as boas-vindas do anfitrião, presidente do SR, José Caixeta, e da presença da diretoria do Sistema Faeg/Senar/Ifag no palco, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, destacou a assistência oferecida pelo Senar Goiás. São mais de 300 técnicos de campo, sendo mais de 10% trabalhando com apicultores.

José Mário reforçou a importância da exportação para esse mercado, com o Agro.BR, uma iniciativa gratuita oferecida pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), realizada em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), para auxiliar pequenos e médios produtores a fechar negócios com outros países, diversificando os negócios.

“Nessa iniciativa, principalmente os pequenos produtores das cadeias que estão em desenvolvimento, são preparados, têm a documentação regulamentada e depois são levados para expor em outros países para fazer novos negócios. Hoje informações detalhadas sobre como ter acesso a essa oportunidade serão apresentadas aqui”, convidou

Em seguida o superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges destacou os cursos oferecidos pelo Sistema Faeg/ Senar, sendo eles: Apicultura Básica, Apicultura Avançada, Produção de Rainhas e Multiplicação de enxames e Apicultura Processamento de Cera, e apresentou uma ferramenta pioneira para que os participantes ou interessados em entrar nesse mercado se familiarizem com ambiente de trabalho, através da realidade virtual.

“Nós também vamos levar o equipamento para que mais pessoas tenham contato com essa cadeia que oferece tantas oportunidades. Assim é possível ter a experiência desde a colocação dos equipamentos de proteção individual (EPIs), conhecimento do ambiente do apiário, ponto ideal da colheita, avaliação dos favos, rainhas e manuseio das caixas”, detalhou.

Na sequência o superintendente do Senar e o presidente da Faeg chamaram os técnicos de campo em apicultura para serem homenageados pelo trabalho. Logo após, teve início a primeira palestra sobre exportação com Natália Alves dos Santos, consultora de comércio exterior do projeto Agro BR da CNA. Depois o Prof. Afonso Odério trouxe sua história como produtor representante do mel caatinga Silvestre e tratou da superação de uma vida pobre na infância, começando com a primeira colmeia de abelhas comprada a prestação, chegando em pouco tempo a produção de 180 toneladas de mel e ensinado mais de mil pessoas na região a trabalhar com apicultura.

Continue acompanhando o evento pelo YouTube do Sistema Faeg/Senar

Comunicação Sistema Faeg/Senar Ifag

Matérias Relacionadas