Terça-feira, 4 de outubro 2022
Etapa Planalto do Programa Duas Safras ocorre em Passo Fundo(RS)
20111026lavtrigo tf029
Local Seminário Duas Safras - Mais Produção o Ano Inteiro” - Etapa Planalto

O Programa Duas Safras - Mais Produção no ano inteiro chega a Passo Fundo em 4 de outubro para a sua Etapa Planalto. Aberto ao público, o seminário ocorre no Centro de Eventos Gran Palazzo da cidade, a partir das oito horas. Inscrições podem ser realizadas até 3 de outubro.

De acordo com o Superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli, as palestras dessa edição terão foco no cultivo de trigo, um cereal de inverno, e no cultivo de milho, uma cultura de verão, como alternativas rentáveis para produção em áreas de várzea. Além disso, será discutida a introdução da soja com os cereais de inverno, garantindo a colheita de duas safras por ano.

“Levar o programa Duas Safras a Passo Fundo significa aportar para esta região a possibilidade de se envolver na busca pela intensificação dos processos produtivos no Estado, que tem relação direta com a ampliação da produção agrícola de inverno”, explica. O Superintendente frisa que melhorar a utilização das regiões de inverno vai colaborar para a otimização de recursos naturais, humanos e financeiros à disposição da produção agropecuária.

“Estaremos dinamizando os resultados de outras culturas agrícolas, como a soja e o arroz, e contribuindo com a intensificação de avicultura e suinocultura através de uma maior oferta de insumos para produção de rações e para as atividades de pecuária; o fortalecimento da produção de forrageiras também impactará o pastejo animal e alimentos conservados”, complementa.

Moderado pelo economista-chefe da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Antonio da Luz, o primeiro painel do seminário discute os cenários econômicos e mercadológicos ao lado dos palestrantes Jorge Lemainski (Chefe Geral da Embrapa Trigo), José Eduardo dos Santos (Presidente Executivo da Associação Gaúcha de Avicultura) e Tarcísio Minetto (Gerente de Relações Institucionais e Sindical da Ocergs).

No segundo painel, Giovani S. Faé, da Embrapa Trigo, e Fauro Loreto da Rocha, produtor da Agropecuária São Miguel, debatem a rentabilidade do trigo na prática. Já no painel 3, Marcos Rubens Figueiredo, do Sementes Pioneer (Passo Fundo/RS), e Lisandro Webber, do Sementes Webber (Coxilha/RS), abordam os desafios de inserir o milho na região do planalto com alta produtividade.

Por fim, o painel 4 levanta a integração da soja com o Programa Duas Safras a partir das palestras de Osmar Conte, da Embrapa Trigo, e de Antoli Fauth Mello, da Fazenda Santo Antônio em Coxilha/RS. Eles contam estratégias para harmonização de sistemas de produção agrícola e um case de sucesso na diversificação prudutiva.

As próximas edições do seminário ocorrem até o final do ano, customizadas conforme as características de cada região. Inscrições para a Etapa Planalto devem ser feitas através do site: http://www.senar-rs.com.br/inscricao/.

O Duas Safras

O programa Duas Safras é fruto da articulação entre Senar-RS, Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e Associação Brasileira da Proteína Animal (ABPA), Embrapa, Fecoagro/RS, Asgav e Federarroz, Acergs, Sips e Aprosoja. As entidades promotoras coordenam esforços para intensificar a produção sustentável da agropecuária no Rio Grande do Sul: otimização de áreas produtivas de inverno, ampliação da produção de cereais, produção de milho em áreas de várzea e de forragens de inverno destinados à pecuária estão entre as pautas dos eventos.

A medida promete ampliar a renda do produtor rural e aumentar em 40% a capacidade do agro gaúcho. Segundo a Assessoria Econômica da Farsul, o impacto no PIB do Estado seria um aumento de 7%, representando aproximadamente R$ 31,9 bilhões. “A ideia é alcançarmos esse incremento até o ano de 2030, fazendo com que certamente nós tenhamos um novo patamar social e econômico no Estado”, afirma Eduardo Condorelli.

Serviço: “Seminário Duas Safras - Mais Produção o Ano Inteiro” - Etapa Planalto

Quando: 4 de outubro, às 8h

Onde: Gran Palazzo - Centro de Eventos (Avenida Antônio Marinho de Albuquerque, 1275, Bairro Valinhos - Passo Fundo/RS)

Quanto: entrada franca

Inscrições até 3 de outubro: http://www.senar-rs.com.br/inscricao/