Logo CNA

Páginas Especiais

Header cafe

Em decorrência da preocupação do setor cafeeiro com o ataque de uma das principais pragas da atividade, as entidades do setor privado se uniram na elaboração de um material que orienta sobre o Manejo Integrado da Broca do Café.

Algumas medidas simples podem ser adotadas pelo produtor para evitar prejuízos nas próximas safras e não impactar a qualidade do café ao consumidor final:

  • Dicas - Fase de Monitoramento -  PDF

  • Dicas - Fase de Controle -  PDF

  • Dicas - Fase da Colheita  PDF

É válido lembrar que a qualidade dos grãos beneficia todos os elos da cadeia produtiva e é simples mantê-la em todo o processo. Descubra como fazer o manejo integrado da broca do café: 

 

12 FATOS IMPORTANTES SOBRE O MANEJO INTEGRADO DA BROCA-DO-CAFÉ  (Hypothenemus hampei) 

Além do vídeo sobre o Manejo Integrado da Broca-do-Café, as entidades do setor cafeeiro consolidaram uma cartilha, mostrando como identificar, controlar e evitar a praga.

O ataque da broca traz perdas significativas do peso dos grãos brocados, além de provocar a queda prematura dos frutos.

As perdas em peso podem chegar a 20% em momentos de alta infestação. Há também perda na qualidade devido ao aumento do número de grãos brocados, o que deprecia o produto durante a classificação física.

Clique na capa da cartilha para fazer download:

DESAFIOS DA CAFEICULTURA NACIONAL

Além da broca-do-café, a cafeicultura enfrenta outros desafios. Como forma de garantir o cumprimento dos objetivos propostos, a Comissão Nacional de Café executa, ou apoia, um conjunto de ações visando à solução dos principais problemas da cafeicultura nacional. São eles: 

Clique na imagem para visualizar o folder completo

Em caso de dúvidas, entre em contato por e-mail: 

cna.comissao@cna.org.br