Logo CNA

Mato Grosso do Sul

Utilização de drones nas propriedades rurais economizam tempo e dinheiro
MERCADO DRONE web

Principais benefícios são aumento na qualidade e quantidade de informações para os produtores rurais

25 de julho 2022

Por: Vitor Ilis

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

Foto: Marco Miatelo

Inicialmente visto como um brinquedo, o drone aos poucos foi sendo descoberto como ferramenta de trabalho de muita utilidade na agropecuária, até se tornar um excelente aliado do produtor rural, com levantamentos gerais e detalhados da propriedade em um curto espaço de tempo e informações específicas que ajudam na melhor tomada de decisão.

De acordo com o instrutor do Senar/MS, Nathan Bulhões, os principais benefícios são a economia de tempo e a geração de informações de qualidade. “Cada dia que passa há mais necessidade de mantermos um meio ambiente protegido e equilibrado, para atendermos as legislações ambientais em vigor e mantermos os recursos naturais nas propriedades. E o drone é a ferramenta ideal para atender o produtor de forma eficaz e econômica”, explica.

Na agricultura, é possível identificar pragas, falhas de plantio, contagem de indivíduos, acompanhamento da cultura para analisar o desenvolvimento, medição de áreas para plantios padronizados, identificação do relevo para determinar sentido do plantio, medição de áreas em propriedades arrendadas, para identificar área total e útil dos talhões, medição de áreas que sofreram sinistros para acionar o seguro, cálculo de volumes, mapa cadastral de uso e ocupação do solo e regularização ambiental. Ainda podemos mencionar a pulverização de defensivos agrícolas realizados por drones específicos para essa atividade.

Na pecuária, utiliza-se os drones para contagem e busca de animais perdidos, medição de invernadas para distribuição correta dos animais, identificação das cercas da propriedade para possível remanejamento e implantação de um manejo rotacionado, levantamento topográfico das invernadas para implantação de terraços, caso a propriedade já possua os terraços, com o drone é possível analisar visualmente a qualidade destes terraços e ocasionalmente executar a reforma dos terraços rompidos, também com o levantamento topográfico pode realizar um projeto de distribuição de água para as pilhetas, identificação da qualidade das pastagens, medição das áreas totais e úteis de cada invernada, para saber ao certo quanto de área produtiva o produtor possui, mapa cadastral de uso e ocupação do solo e regularização ambiental.

Com a utilização do drone por até dois profissionais em campo é possível realizar em um único voo, a produção de fotos para obtenção de dados. E posteriormente no escritório gerar o levantamento de todas as informações que o produtor precisa, economizando tempo, custo com mão de obra.

“E o que temos que ter de forma clara, é que tanto os profissionais que trabalham com drone, quanto o próprio equipamento não estão aqui para substituir métodos tradicionais de gerenciamento, mas para agregar e contribuir para a melhor tomada de decisões e o aumento de produtividade em suas propriedades rurais”, finaliza, Nathan.

Matérias Relacionadas