Logo CNA

Mato Grosso

Unidade móvel e robô facilitam análises laboratoriais de solo
Whats App Image 2022 06 24 at 16 35 05 1

Fertmovel leva análise de solos para mais perto dos produtores, enquanto o Aglibs usa inteligência artificial para realizar análises

24 de junho 2022

Tecnologia boa facilita a vida do produtor rural. Um bom exemplo disso é o Fertmovel, laboratório móvel equipado para entregar uma análise completa de fertilidade de solo rotineira, num prazo máximo de 15 dias. A van que abriga equipamentos e materiais ficou aberta à visitação durante todo o Famato Embrapa Show.

A intenção foi sensibilizar os produtores rurais sobre a importância da análise de solos para a otimização de custos de produção, especialmente quanto à calagem e adubação química. A análise feita pelo Fertmovel abrange indicadores de pH, alumínio e alumínio + hidrogênio, cálcio/magnésio, sódio/potássio e fósforo.

0

“Nosso intuito é fechar parcerias com instituições e órgãos públicos para disseminarmos essa tecnologia. A Embrapa orienta sobre a compra de furgão, equipamentos, customização, reagentes e facilita o uso dando treinamentos”, explica José Ronaldo de Macedo, pesquisador da Embrapa Solos.

A ideia é que o produtor colete amostras devidamente identificadas e as leve para o ponto de apoio onde serão preparadas para serem analisadas. O técnico ou agrônomo local recebe o laudo e faz a recomendação necessária conforme os resultados obtidos.

Aglibs - Outra inovação tecnológica levada ao Famato Embrapa Show foi o AGLIBS 1.0, robô que dá escala às análises de solo feitas em laboratório. Com equipamento e plataforma criados pela Embrapa, foi desenvolvido em parceria com a startup Agrorobótica e utiliza a mesma tecnologia que a Nasa empregou no Curiosity Rover para explorar o solo de Marte.

“A plataforma utiliza inteligência artificial para realizar análises químicas e de fertilidade do solo, além de certificação de carbono”, explica o analista da Embrapa Instrumentação, Carlos Marmo.

Com uma tecnologia totalmente nacional de hardware e software, o equipamento faz a coleta de solo georreferenciada em campo. As amostras são enviadas para os centros fotônicos da Agrorobótica e são processadas em tempo real.

“A análise de fertilidade do solo é automatizada para trazer produtividade agrícola e atender a demanda mundial por segurança alimentar. Além disso, é um serviço inovador que coloca o agricultor no mercado internacional de crédito de carbono”, comenta o CEO da Agrorobótica, Fábio Angelis.

O Fertmovel e o Aglibs foram dois dos mais de 60 ativos tecnológicos da Embrapa apresentados durante o Famato Embrapa Show, que ocorreu de 22 a 24 de junho, no Cenarium Rural, em Cuiabá (MT). O evento foi realizado de forma conjunta pelo Sistema Famato, Senar-MT e Embrapa.

0

Evento – Idealizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e construído em parceria com a Embrapa Agrossilvipastoril e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), o Famato Embrapa Show apresenta de 22 a 24 de junho mais de 60 inovações desenvolvidas por 14 unidades da Embrapa em diversas regiões do Brasil. São tecnologias com foco em sistemas produtivos de grãos, fibras e pecuária de corte, além de tecnologias de saneamento básico rural.

Matérias Relacionadas