Mato Grosso do Sul
Notícias
Produtor atendido pelo Senar/MS investe na horticultura e quer incentivar outros agricultores
29 de setembro 2023Com fim do vazio sanitário, produtores rurais já podem iniciar plantio da soja
15 de setembro 2023Noite de alegria em posse de diretoria para o Sindicato Rural de Bataguassu no triênio 2023-2026
15 de setembro 2023Um olho no peixe e outro no mercado internacional

Exportação de pescado do MS estimula competitividade, qualidade e variedade de produtos.
Por: Ellen Albuquerque
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul
Estamos na Semana do Pescado, evento nacional que movimenta a cadeia da piscicultura e incentiva o consumo da proteína nos estados, e aproveitamos para falar do potencial de Mato Grosso do Sul como um importante produtor de tilápia e peixe nativo no Brasil. O estado ocupa o 2º lugar no ranking nacional em exportação de tilápia. As potencialidades para a atividade é tema da editoria #MercadoAgropecuário desta segunda-feira (05).
A exportação é primordial para garantir a competitividade. Demonstra a qualidade dos produtos, e possibilita que as agroindústrias atendam o mercado interno. De janeiro a julho deste ano, o volume exportado da espécie quase que dobrou, saiu da casa de 396,812 quilos em 2021, para 785,860 quilos, aumento de 98,04%.
Os principais destinos desta proteína do estado é os Estados Unidos com 94,07% da receita deste produto e o Canadá com 5,93%.
Produção
O número de peixes de água doce produzidos no estado também avançou nos últimos meses. De janeiro a agosto deste ano, comparado ao mesmo período de 2021, cresceu 32,92%. “Ao longo dos anos, a produção de peixe no país vem crescendo, e o incremento em 2021 foi de 4,7%, em relação ao ano de 2020. A abertura de mercados externos é o grande motivador dessa expansão”, explica o coordenador técnico do Sistema Famasul, André Nunes.
Avanços no melhoramento genético e intensificação da produção são fatores que colocam a piscicultura brasileira em patamares competitivos. “Na última década o consumo desta proteína aumentou e percebemos isso quando chegamos no supermercado e nos deparamos com variedades de peixes, inteiro, processado, em postas, filé. Antes só encontrávamos nas peixarias”, acrescenta.
De acordo com o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ranking estadual, os municípios que mais se destacam são: Aparecida do Taboado, Selvíria, Mundo Novo, Brasilândia e Itaporã. A proximidade de alguns municípios do leste do estado com o Rio Paraná, além do clima e da logística, favorecem a produção.
Preço
De acordo com dados da Cepea, em agosto de 2021, o preço médio do quilo da espécie, na região de Grandes Lagos que corresponde ao noroeste do estado de São Paulo e a divisa com Mato Grosso do Sul, registrava R$ 6,93, e no mesmo mês deste ano, fechou em 7,72, variação de 11,40%.
Boletim
O Sistema Famasul lançou em julho, a primeira edição do Boletim Técnico de Piscicultura. Com periodicidade trimestral, o material traz informações sobre exportação de pescado, ranking de produção, preços, movimentação de alevinos, custos, propriedades atendidas pela Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS, curiosidades desta cadeia produtiva, entre outros assuntos. Clique aqui e conheça o editorial.