Logo CNA

Mato Grosso

Treinamentos ampliam opções de receitas para ceia de natal
18122020085511

Moradora de Guiratinga fez curso de culinária para aprender novas receitas e surpreender os familiares.

18 de dezembro 2020

Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

A menos de 10 dias para o Natal, a moradora de Guiratinga, Áurea Fonseca, já comprou dois frangos para serem servidos na ceia do dia 24 de dezembro. Porém, as aves não devem ser preparadas da forma tradicional. A administradora fez um curso de culinária para aprender novas receitas e surpreender os familiares.

O treinamento foi de "Transformação caseira de produtos embutidos, defumados e beneficiamento de carne de frango", ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com o Sindicato Rural.

"Nunca comi um frango desossado com recheio e aprendi que pode colocar queijo, presunto e outros condimentos. Também aprendi a fazer um rocambole muito gostoso. Vou praticar na ceia, o que estou aprendendo no curso", explica Áurea.

Segundo a instrutora credenciada junto ao Senar-MT, Tatiane Rodrigues Silva, o treinamento ensina todo o passo a passo. "Alinhamos temperos, são todos calculados e pesados. Fazemos os embutidos e focamos nos frangos desossados".

De acordo com a profissional, as receitas também podem aumentar a fonte de renda. "Dependendo da região, o frango defumado pode ser comercializado a R$ 40/kilo, enquanto o frango assado a R$ 60/kilo", afirma.

Essa é a mesma opinião do presidente do Sindicato Rural de Guiratinga, Daniel Guimarães Borges, que enxerga na comercialização destes produtos uma saída para sobreviver a crise devido à Covid-19. "Ainda mais neste ano, as pessoas vão aproveitar os eventos festivos para aumentar a fonte de renda e o curso é uma oportunidade de se sobressair".

Suínos - Além do município, também foram realizados treinamentos em Poxoréu, Várzea Grande, Cuiabá e Colniza. E, não apenas na área da avicultura, mas para quem também quis aprender receitas com carne suína. Nessa área foram ofertados os cursos: “Transformação caseira de produtos de origem animal em embutidos e defumados de carne suína” e "Cortes finos da carne suína".

Em Poxoréu, o instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Aécio Ferreira de Portugal, ensinou cortes como T Bone, carré canadense, bisteca fiorentina, coroa três hastes, dentre outros. "Conhecendo os cortes, as pessoas podem aproveitar melhor a carne do animal para servir nas festas de família", explica.

Matérias Relacionadas