Logo CNA

Tocantins

Treinamento para trabalhos em altura no meio rural
TRABALHOS EM ALTURA LAGOA DA CONFUSAO 3

Capacitação em NR 31.15 destacou a importância da segurança em trabalhos em altura

29 de junho 2023

Por: Assessoria de Comunicação - Sistema FAET/Senar

Com o objetivo de garantir a segurança no trabalho em altura, o Senar realizou treinamento especializado no município de Lagoa da Confusão. A ação beneficiou doze trabalhadores locais. Com o avanço da atividade agrícola no estado e a consequente construção de silos para armazenagem de grãos, a oferta de trabalho neste segmento cresceu significativamente.

Para o presidente do Sindicato Rural de Lagoa da Confusão, Vanderlei Silva, a demanda por cursos nesta área tende a aumentar. “Em quase todos os setores da atividade agrícola há carência de mão de obra qualificada, por isso o sindicato juntamente com o Senar, está realizando capacitações como essa, em geral, contando com a parceira de empresas do ramo”, explicou Vanderlei.

Segundo o presidente, a intenção dos cursos é ofertar mão de obra qualificada para o setor, mas também garantir que o trabalhador do Tocantins tenha condições de competir pelas vagas de trabalho em condições semelhantes aos profissionais que vem de outros estados em busca das oportunidades de trabalho.

TRABALHOS EM ALTURA LAGOA DA CONFUSAO 4


Durante o treinamento, foram abordados temas como a utilização de equipamentos de proteção individual, sistemas de proteção coletiva, procedimentos em situações de emergência, noções técnicas de resgate e primeiros socorros.

“ Uma das principais exigências de trabalho é ter um treinamento de NR com foco em altura. O profissional que possui essa capacitação já leva vantagem de pelo menos 50% em relação a seus concorrentes numa disputa por uma vaga de trabalho nas empresas do setor”, destacou Wellyton Rodrigues, instrutor do curso “Trabalhador em Segurança do Trabalho - NR 31.15”.

TRABALHOS EM ALTURA LAGOA DA CONFUSAO 2


Genáurio de Oliveira, um dos participantes, acredita que essa capacitação garante mais segurança durante a realização dos serviços e amplia as oportunidades no mercado de trabalho. Cássio Borges, outro participante, espera adquirir mais experiência e conhecimento para atuar nesse segmento e garantir seu espaço no mercado de trabalho.

Para mais informações, acesse: SISTEMA FAET/SENAR

FAET SENAR Sindicatos

Matérias Relacionadas