ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Mato Grosso do Sul

Trailer leva capacitação para produtores rurais e mostra viabilidade de uma queijaria móvel artesanal
Queijo Curso Senar

Ação itinerante faz parte do programa Circuito Rural, iniciativa do ‘Juntos Pelo Agro’

4 de maio 2022
Por Senar

Sabia para é possível produzir queijo em pouco mais que 12 metros quadrados e sobre rodas? Estamos falando de uma queijaria móvel, que vai da entrada do leite até a embalagem do queijo, com capacidade diária de processamento de 200 litros. A viabilidade deste negócio é o tema da editoria #EducaçãonoCampo desta quarta-feira (04).

Todos os equipamentos necessários para a fabricação artesanal estão dentro de um container que precisa somente ter acesso a água, energia e escoamento de resíduos em um terreno nivelado para funcionar.

“A estrutura é composta por um tanque de salga, uma desnatadeira, a prensa, a lira, mesa de manipulação, um freezer de armazenamento e de secagem, além da pia do ‘lava pé’ utilizado para higienização dos pés”, explica a coordenadora do projeto no estado, Bruna Bastos.

A versatilidade também é uma característica. É possível fabricar queijo padrão, frescal, nozinho, provolone, cotage, meia cura, muçarela, entre outros. O tipo frescal, por exemplo, fica pronto em apenas duas horas.

A capacitação faz parte do Circuito Rural, ação itinerante idealizada pelo Instituto Biosistêmico (IBS), o Senar/MS e o Sebrae/MS, que percorre os municípios do estado ofertando cursos gratuitos para pequenos produtores rurais. A ideia é agregar valor à produção dos pequenos produtores, gerar renda e qualificar mão-de-obra, mostrando a viabilidade de produzir queijos e outros produtos artesanalmente.

Ficou interessado no assunto? Acesse senarms.org.br e conheça os cursos gratuitos do portfólio.