ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Mato Grosso

Trabalhadores rurais de Campo Verde aprendem técnicas e assumem novas funções
27042021121405

Treinamento ensinou normas de segurança para trabalharem no campo

27 de abril 2021
Por Senar

Há cinco anos, Márcio Adão dos Santos aceitava um novo desafio: trocar a cidade pelo campo. Depois de ser açougueiro, pedreiro e frentista, o trabalhador seria contratado como serviços gerais na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, em Campo Verde (120 km de Cuiabá). Após conhecimento adquirido em capacitações, o trabalhador mudou de cargo.

Um dos primeiros conhecimentos adquiridos foi sobre como trabalhar com segurança. "Eu era braçal, não sabia nada. Depois do curso pude manipular sementes e agrotóxicos. Hoje trabalho na pulverização e sei usar o equipamento de proteção corretamente", afirma.

O trabalhador concluiu o treinamento da Norma Regulamentadora 31.8 - que ensina sobre medidas de prevenção de acidentes no manuseio de defensivos agrícolas. O curso foi ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com o Sindicato Rural do município.

Vamil de Souza, colega de Márcio, possuía experiência de 10 anos no campo, mas somente após assumir o novo emprego, conseguiu se capacitar na Norma. "Eu conhecia alguma coisa, mas nunca tinha feito um curso. Foi no treinamento que eu conheci os equipamentos de segurança e proteção, para o serviço que eu faço hoje", destaca.

A Fazenda é de propriedade da produtora rural, Michele Bottan. Segundo ela, o conhecimento é primordial para os trabalhadores. "Hoje em dia, realizar o curso é uma necessidade e ajuda tanto na execução do serviço como melhora o currículo dos funcionários".

Além dos aprendizados em segurança do trabalho, Michele também incentiva os trabalhadores a aproveitarem os demais treinamentos ofertados pela instituição. "As meninas da cozinha vão fazer o curso de Cantina Rural, eu já fiz o curso de Relacionamento Interpessoal. São oportunidades de conhecimento disponíveis e devem ser aproveitadas".

Oportunidade -  Os interessados em realizar algum curso pelo Senar-MT devem entrar em contato com o Sindicato Rural de seu município e manifestar interesse para ingressarem na próxima turma.