Logo CNA

Alagoas

Trabalhadores rurais de Cacimbinhas fazem exames médicos durante Programa Saúde do Homem e da Mulher

Foram realizados 82 atendimentos e exames como PSA (preventivo para câncer de próstata), testes de HIV, sífilis, hepatite B, verificação de glicemia e aferição de pressão

25 de março 2022

Por: Sistema FAEAL / Senar Alagoas

Fonte: Kelmenn Freitas

Os trabalhadores rurais de Cacimbinhas e região, no sertão de Alagoas, tiveram acesso a uma série de exames médicos na manhã desta quarta-feira (23), quando foi aberto no município a primeira edição deste ano do Programa Saúde do Homem e da Mulher, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) no estado.

Foram realizados 82 atendimentos e exames como PSA (preventivo para câncer de próstata), testes de HIV, sífilis, hepatite B, verificação de glicemia e aferição de pressão. Alguns dos homens foram a uma consulta médica pela última vez há quase 10 anos.

Os trabalhadores chegaram cedo à Unidade Básica de Saúde Genésio Teodoro de Menezes, no bairro Cohab Nova, para fazer os exames. O aposentado Luiz Henrique da Silva, de 75 anos, foi um deles. Acompanhado da esposa Ilza Simplício da Silva, ele fez um check-up completo e deve retornar na próxima semana, no dia 1º de abril, para pegar o resultado do exame PSA. Caso apresente alguma alteração, ele será encaminhado para o exame de toque retal.

“Aproveitei e fiz logo todos os exames que estavam oferecendo. Fui diagnosticado com labirintite recentemente e agora preciso me cuidar ainda mais. Já estou com quase 80 ano e não posso mais ficar de brincadeira”, diz ele, que agora só anda acompanhado com a esposa para resolver praticamente tudo na rua por causa da labirintite. “Ele pode cair a qualquer momento e se machucar. Preciso estar por perto”, entrega dona Ilza.

Kelmenn Freitas - Senar Alagoas

Profissional de saúde toma nota de dados pessoais para iniciar atendimento médico em trabalhador rural

Antônio Thomaz de Albuquerque, de 54 anos, também chegou cedo por lá. Ele é da comunidade Teixeira, que fica a cerca de 20 quilômetros de Cacimbinhas. Além dele, outros 20 homens do povoado também o acompanharam para receber atendimento. “Fazia uns dois anos que eu não ia ao médico. Também não lembro quando fui a um urologista”, diz ele.

Todos os homens foram pré-cadastrados por agentes de saúde da Prefeitura de Cacimbinhas. Um dos profissionais dessa área é Luís Carlos de Assis. “Nós convencemos esses trabalhadores sobre a importância do exame de toque. E assim, aos poucos, eles vão aceitando e participando dessas ações”, conta.

A coordenadora do Programa Saúde do Homem e da Mulher no Senar Alagoas, Andréa Almeida, aproveita o momento pré-atendimento nos locais para alertar os trabalhadores rurais sobre a importância de manter o acompanhamento de exames como o PSA, por exemplo.

Pouco antes de os homens serem encaminhados às salas para consulta, ela explica sobre os procedimentos e também faz a distribuição de cartilhas com orientações e cuidados com a saúde masculina.

“Nesse primeiro dia, eles fazem a coleta de sangue para o PSA, para que no segundo dia dessa ação, na próxima semana, seja feito o exame de toque retal. No segundo dia do programa para os homens, o médico urologista Mário Ronalsa vem ao município para fazer esse exame nos trabalhadores, além de conversar com eles sobre cuidados com a saúde”, revela.

Kelmenn Freitas - Senar Alagoas

Pouco antes de os homens serem encaminhados para consulta, a coordenadora do programa, Andréa Almeida, explica sobre os procedimentos e também faz a distribuição de cartilhas com orientações e cuidados com a saúde masculina

A secretária de Saúde de Cacimbinhas, Syntia Emanuela França, destaca que sem a parceria do Senar Alagoas, a prefeitura não conseguiria emitir, sozinha, os diagnósticos médicos dos homens de forma tão célere.

“O Senar é um grande parceiro nosso. E graças ao prestígio da instituição que nós conseguimos trazer o homem do campo para a realização desses exames, o que quase sempre não é fácil”, diz. “E aqui eles fizeram exames preventivos importantíssimos para a saúde do homem”, completa.

Na próxima semana, nos dias 31 e 1º de abril, a equipe do Senar volta ao município para a realização de exames de citologia entre as trabalhadoras e produtoras rurais da região. O atendimento tem como foco a prevenção ao câncer do colo de útero.

Já no dia 1° de abril, o médico urologista Mário Ronalsa fará o exame de toque retal nos homens cujo PSA apresenta alterações no resultado – o que pode ser ou não um indicativo de problema de saúde na próstata.

Matérias Relacionadas