ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Mato Grosso

Trabalhador conclui treinamento e consegue emprego como operador de máquinas
14062021101027

Wanildo se capacitou para ser operador e fazer manutenção de colheitadeira de grãos

15 de junho 2021
Por Senar

Wanildo Nascimento Forte, 28, estava desempregado quando ouviu um anúncio em carro de som sobre um curso de operação de colheitadeira de grãos. Dois anos após o primeiro contato com o conhecimento, o trabalhador está empregado em uma propriedade rural e concluiu sua primeira safra operando uma colheitadeira CR6080.

“Eu trabalhava em um mercado. No mesmo dia que eu saí do emprego, cheguei em casa e ouvi sobre o curso pelo carro de som. Quando fui me inscrever, nem tinha mais vaga, fiquei na lista de espera e fui chamado”, afirma.

Ao todo, Wanildo concluiu dois treinamentos: Operação de Colheitadeira de Grãos e Manutenção de regulagem de colheitadeira de grãos, ambos no Centro de Treinamento de Sorriso. Os cursos são realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com o Sindicato Rural local.

Após a capacitação, o trabalhador foi contratado como ajudante em uma fazenda e atualmente é operador de máquinas em Sinop. "Eu recomendo muito, é um conhecimento que ninguém vai tirar e hoje utilizo muito do que aprendi no curso".

Dentre os assuntos abordados nas capacitações estão instrumentos da cabine da colheitadeira de grãos, noções de regulagem mecânica e hidráulica, considerações sobre o funcionamento da máquina no início da lavoura, tecnologias de precisão existentes no mercado para o uso em colhedoras de grãos, manutenção periódica, limpeza e armazenamento da máquina, dentre outros.

Segundo o instrutor credenciado ao Senar-MT, Nedilson dos Santos, a capacitação dá os subsídios necessários para que os alunos saiam aptos a trabalharem na área. "Os alunos aprendem tanto a parte teórica como a prática, e conceitos de segurança no trabalho. Tudo isso contribui para o acesso do aluno ao mercado de trabalho e para que ele consiga uma vaga desempenhando o que foi ensinado no treinamento".

CT -  Os Centros de Treinamento em Sorriso e Campo Novo do Parecis contam com uma estrutura de auditórios, salas de reunião, refeitório, alojamento, depósito de insumos e salas para treinamentos e oficinas. Os treinamentos são ofertados pelo Senar-MT, as máquinas são cedidas por meio de empresas parceiras e o espaço está disponível para uso de todos os Sindicatos Rurais do estado.