Logo CNA

Mato Grosso

Trabalhador conclui treinamento e consegue emprego como operador de máquinas
14062021101027

Wanildo se capacitou para ser operador e fazer manutenção de colheitadeira de grãos

15 de junho 2021

Por: Assessoria de Imprensa/ Senar-MT

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Senar-MT

Wanildo Nascimento Forte, 28, estava desempregado quando ouviu um anúncio em carro de som sobre um curso de operação de colheitadeira de grãos. Dois anos após o primeiro contato com o conhecimento, o trabalhador está empregado em uma propriedade rural e concluiu sua primeira safra operando uma colheitadeira CR6080.

“Eu trabalhava em um mercado. No mesmo dia que eu saí do emprego, cheguei em casa e ouvi sobre o curso pelo carro de som. Quando fui me inscrever, nem tinha mais vaga, fiquei na lista de espera e fui chamado”, afirma.

Ao todo, Wanildo concluiu dois treinamentos: Operação de Colheitadeira de Grãos e Manutenção de regulagem de colheitadeira de grãos, ambos no Centro de Treinamento de Sorriso. Os cursos são realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com o Sindicato Rural local.

Após a capacitação, o trabalhador foi contratado como ajudante em uma fazenda e atualmente é operador de máquinas em Sinop. "Eu recomendo muito, é um conhecimento que ninguém vai tirar e hoje utilizo muito do que aprendi no curso".

Dentre os assuntos abordados nas capacitações estão instrumentos da cabine da colheitadeira de grãos, noções de regulagem mecânica e hidráulica, considerações sobre o funcionamento da máquina no início da lavoura, tecnologias de precisão existentes no mercado para o uso em colhedoras de grãos, manutenção periódica, limpeza e armazenamento da máquina, dentre outros.

Segundo o instrutor credenciado ao Senar-MT, Nedilson dos Santos, a capacitação dá os subsídios necessários para que os alunos saiam aptos a trabalharem na área. "Os alunos aprendem tanto a parte teórica como a prática, e conceitos de segurança no trabalho. Tudo isso contribui para o acesso do aluno ao mercado de trabalho e para que ele consiga uma vaga desempenhando o que foi ensinado no treinamento".

CT - Os Centros de Treinamento em Sorriso e Campo Novo do Parecis contam com uma estrutura de auditórios, salas de reunião, refeitório, alojamento, depósito de insumos e salas para treinamentos e oficinas. Os treinamentos são ofertados pelo Senar-MT, as máquinas são cedidas por meio de empresas parceiras e o espaço está disponível para uso de todos os Sindicatos Rurais do estado.

Matérias Relacionadas