Logo CNA

Rio Grande do Sul

Tire suas dúvidas sobre o Sistema Nacional de Cadastro Rural
16066 Live SNRC INCRA 800x800pxl

Senar-RS promove palestra no YouTube com passo a passo sobre preenchimento da declaração de imóveis rurais junto ao Incra

9 de fevereiro 2022

Por: Tatiana Py Dutra*

Fonte: *ASCOM/Padrinho Conteúdo

Proprietários rurais, profissionais de contabilidade e demais interessados sobre o preenchimento da Declaração de Cadastro do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) terão uma grande oportunidade na próxima quinta-feira (17). A partir das 9h, o canal do Senar-RS no YouTube transmite a palestra “Sistema Nacional de Cadastro Rural (DCR-Incra) Usando na Prática”, ministrada pelo assessor da Presidência do Sistema Farsul, Derly Girard.

No evento online, o especialista explicará passo a passo o preenchimento da declaração, que serve para a análise fundiária do imóvel. O documento permite verificar, por meio das informações prestadas, se a propriedade cumpre com um dos quesitos da função social que é o uso racional e adequado e para emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR).

"No CCIR, consta se a propriedade é produtiva, e para isso precisa atender os índices de produtividade estabelecidos na lei, como grau de utilização (GUT) igual ou superior a 80% e grau de eficiência na exploração igual ou superior a 100%. Também esse documento é indispensável para vender ou hipotecar o imóvel e para obter financiamento nos bancos oficiais”, explica Girard.

O assessor antecipa que o cadastro consiste em três formulários, com questões sobre a situação jurídica do imóvel, seu uso e pessoas relacionadas à propriedade (dono, arrendatários, parceiros ou comodatários).

“Essa declaração é feita na Internet de forma eletrônica, onde a pessoa precisa obter uma senha no gov.br para o acesso. Também todos os documentos exigidos são enviados de forma digital no mesmo portal da DCR”, esclarece Girard.

LIVE - Palestra ‘Sistema Nacional de Cadastro Rural (DCR-INCRA) Usando na Prática’

Quando: quinta-feira, 17 de fevereiro, 9h

Onde: Canal do Senar-RS no YouTube (www.youtube.com/SenarRioGrandedoSul)

Com: Derly Girard, assessor da Presidência do Sistema Farsul

Apresentação: Fabio Ramon Baldessar, analista de Arrecadação do Senar-RS

*Reprodução permitida desde que atribuídos os créditos à ASCOM/Padrinho Conteúdo