Logo CNA

Minas Gerais

Terceira edição da “Feira Segura” em Minas Gerais será em Carangola na próxima semana

29 de julho 2020

Por: SENAR MINAS

Vinte e seis feirantes participarão da terceira Feira Segura realizada pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES e a CNA em Minas Gerais. O evento será dia 4 de agosto em Carangola, de 16h às 20h, no Parque de Exposições Dr. Juarez Quintão Hosken.


Feira Segura - Carangola - Minas Gerais - SENAR MINAS

Realizada em parceria com o Sindicato Rural de Carangola, a Feira Segura reunirá os agricultores de Carangola, Faria Lemos, Fervedouro e São Francisco do Glória que fazem parte da Feira do Produtor, iniciativa do Sindicato criada há pouco mais de um ano para valorizar os agricultores que pertencem à comarca e o comércio local. O presidente da entidade, Júlio Maria Ferrari, explica que nessa feira “os produtores só podem vender o que eles produzem, não há revendas dos grandes centros de distribuição, e assim a gente consegue apoiar e dar lugar à produção local”.

Por conta da pandemia, as atividades da Feira do Produtor foram interrompidas por dois meses e retornaram em maio com menos participantes, maior distanciamento entre as barracas e disponibilização de álcool em gel para vendedores e consumidores. A Feira Segura vai proporcionar que mais feirantes participem, cumprindo os protocolos e cuidados necessários à prevenção do coronavírus.

Como destaca o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Viçosa, Marcos Reis, “o Sistema se propôs a reconfigurar o formato das Feiras, para que esta importante fonte de renda para milhares de produtores rurais não parasse de acontecer. O objetivo é levar conhecimento teórico e prático para os produtores reorganizarem suas operações e, assim, poderem levar alimentos com segurança para a população”.

Preparativos

No dia 1º de agosto, todos os feirantes passarão por treinamento que inclui um seminário sobre a Covid-19 conduzido pela enfermeira e instrutora Karina Rosa de Oliveira e uma Oficina de Higienização de Alimentos ministrada pela também instrutora Hiasmyne Silva Medeiros.

A mobilizadora Fernanda Azevedo conta que a Feira Segura está “renovando as expectativas de aumentar a presença do público consumidor e no retorno ao produtor. A expectativa de todos os feirantes é grande para mostrar o novo trabalho, com segurança e melhor atendimento aos clientes”.

O produtor Fernando Faccin estará na feira comercializando palmito pupunha, banana, açúcar mascavo, rapadura, mel e cachaça, e afirma que “toda iniciativa para melhorar a prática comercial é necessária e bem-vinda para o desenvolvimento do negócio e, nesse caso, também para a segurança de todos”.

No dia 4 serão seguidas todas as orientações contra contaminações determinadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Os alimentos serão vendidos embalados, não haverá manipulação no local e quem preferir poderá fazer as compras pelo sistema drive thru .

Feira Delivery

Além da atividade presencial que acontece às terças-feiras, no início do isolamento social também foi criada a Feira Delivery. A iniciativa possibilitou que produtores continuassem gerando renda, vendendo pela internet. Segundo Fernanda a ação “veio para agregar e vai continuar, ficando ainda melhor depois dos treinamentos do SENAR e da Feira Segura”.

Marcos Reis também acredita que a Feira Segura será um diferencial para a continuidade tanto da feira presencial, quanto das vendas remotas em Carangola. “A oportunidade se torna ainda mais robusta pelo fato de os produtores já terem se organizado para entregas delivery dos produtos vendidos na feira, desenvolveram um site para receber os pedidos e levar alimentos frescos e saudáveis para o público em geral. As pessoas podem comprar sem mesmo sair de casa”.

Feira Segura em Minas Gerais

Esta será a terceira edição da Feira Segura em Minas Gerais. A primeira aconteceu em maio na cidade de Boa Esperança, e a segunda foi realizada em Carmo do Rio Claro em julho.