Logo CNA

Pará

Tecnologia, produtos em liderança de produção no Estado do Pará e palestras são os destaques do 58° Encontro Ruralista promovido pelo Sistema Faepa/Senar em Belém
FUNDO DE PALCO

Encontro acontece em Belém

28 de novembro 2022

Por: Lorena Daibes

Fonte: Sistema Faepa/Senar/Fundepec/Sindicatos

Produtos tecnológicos e processos inovadores disponíveis no setor do agronegócio serão um dos destaques do 58° Encontro Ruralista, a ser realizado nesta terça-feira, 29, e quarta-feira, 30, na sede do Palácio da Agricultura, das 8h às 18h. Nesta edição, o tema central que permeia as diversas palestras ao longo dos dois dias será “Alimentar é construir o futuro”.

O evento promovido pelo Sistema Faepa/Senar/Fundepec/Núcleos/Sindicatos, com apoio da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), reunirá lideranças sindicais rurais, coordenadores dos Núcleos Regionais e produtores rurais dos 144 municípios do Estado. Contará também com a presença de autoridades, técnicos e palestrantes, além de um grande espaço denominado “Feira Agro mais Perto”, que terá vários stands que irão expor novidades do agronegócio com destaque as cadeias produtivas com maior produção no Pará.

Nos dois dias de evento serão apresentadas diversas palestras. No estacionamento do Palácio da Agricultura, os participantes terão acesso a informações sobre as tecnologias voltadas ao agronegócio, dentre elas placas solares, QR Code, drones e pó de rocha.

Também haverão stands com demonstrações das cadeias produtivas do açaí, cana de açúcar, piscicultura e carcinicultura. Haverá ainda exposição sobre as ações das formações técnicas do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e Centro Integrado de Produção. E produtos como queijo, cachaça, suco de laranja, carne, mel, flores, casa de farinha e grãos. E produtos como queijo, cachaça, suco de laranja, carne, mel, flores, casa de farinha e grãos.

Ranking – O Pará lidera o ranking da produção nacional de várias cadeias produtivas:

O Estado é o maior produtor de búfalos, dendê, açaí, cacau, abacaxi e mandioca do Brasil.

É o segundo maior produtor de pimenta-do-reino, malva, limão e juta.

É o terceiro maior rebanho bovino e produtor de coco da baía do Brasil.

É o quinto maior produtor de urucum, guaraná e laranja do país.

É o oitavo maior produtor de banana, melancia, tangerina, sorgo e castanha de caju.

É o nono maior produtor de mamão, arroz e borracha do país.

É o décimo maior produtor de maracujá e palmito do Brasil.

Está entre os treze maiores produtores de soja do país.

Na pecuária, é o maior rebanho bubalino do país, com 750, 301 mil cabeças e o terceiro maior rebanho bovino do país, com 25.000.000 de cabeças. Segundo maior exportador de boi vivo do país. Certificado como Zona Livre de Aftosa com Vacinação.

Em expansão

Na produção de grãos, expandiu 191,8% entre os anos de 2010/2020.

A aquicultura teve um aumento de produção de 181,4% entre os anos de 2013/2020.