Logo CNA

Minas Gerais

Tecnologia no campo: novo curso do SENAR MINAS ensina como operar aplicativos em smartphone, tablets e computadores

24 de agosto 2020

Por: SENAR MINAS

Uma turma de produtores da cidade de Inconfidentes participou do curso piloto de Mecanização Agrícola / Aplicativos smartphone, tablets e computadores do Sistema FAEMG/SENAR/INAES. “Esses equipamentos eletrônicos são ferramentas que podem contribuir muito no trabalho do produtor rural. O aluno aprende a trabalhar com vários aplicativos que podem auxiliar no campo”, diz o analista técnico da Coordenadoria de Formação Profissional Rural do SENAR, Luiz Felipe Xavier Carvalho.

O curso não aborda apenas as funções básicas dos aparelhos, vai muito além. Caio César Xavier Carvalho foi o instrutor do grupo, que aprendeu em 16 horas/aula as principais técnicas de utilização dos equipamentos, suas funções, como trabalhar com e-mails, como usar apps, contorno de áreas, como acessar aplicativos de forma eficaz e outros assuntos.

Curso piloto de Mecanização Agrícola / Aplicativos smartphone, tablets e computadores - SENAR MINAS

Aluna aprende a fazer a leitura de um QR Code com a câmera do celular

Para o aluno Roberto Alves Fernandes, que é técnico agrícola pelo Instituto Federal de Inconfidentes, o curso foi muito didático e com bom conteúdo. “Já fiz vários cursos voltados para a mecanização agrícola. Esse também foi muito bom. Achei importante e proveitoso. Vi que o celular pode me auxiliar no campo”.

Nova formação

De acordo com Luiz Felipe Carvalho, a demanda pelo novo curso surgiu com um produtor da região do Serro, próximo a cidade de Sete Lagoas. Depois de passar por uma avaliação criteriosa, o conteúdo foi montado. Luiz disse que o material já estava pronto desde maio, mas por conta da pandemia foi preciso suspender o curso piloto.

O curso piloto foi realizado a noite. A turma tinha desde produtores novos até os mais experientes, todos interessados no conteúdo. “Muitas vezes essas ferramentas são subutilizadas. Com certeza esse é mais um curso que tem tudo para ser um sucesso”, finaliza Luiz. O treinamento deve passar agora por uma análise crítica e em breve estará disponível no catálogo de cursos do SENAR.

O treinamento foi organizado pela Fundação Carlos Silvério da Rocha de Proteção de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, por meio do mobilizador Alexandre Lopes Moreira.

Matérias Relacionadas