ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Mato Grosso do Sul

Técnico do Senar/MS relata experiência em ação para reconstruir agropecuária do RS atingida por enchentes
CAPA CAPA

Renato está entre os 20 profissionais enviados ao estado gaúcho para ajudar produtores na retomada das atividades

2 de agosto 2024

Por: Michael Franco

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

O Senar/MS extrapolou os limites do estado para estender a mão aos produtores rurais gaúchos atingidos pela tragédia das enchentes neste ano. Técnicos da instituição viajaram para o Rio Grande do Sul para atuar na recuperação da agropecuária local, por meio do programa “SuperAção”, coordenado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Renato Cervantes, foi um dos primeiros a participar. Agora, de volta a Mato Grosso do Sul, relata a experiência no #TransformandoVidas desta sexta-feira (02).

“Quando me inscrevi, eu pensei que iria ajudar. Eu não imaginava que quem sairia ajudado de toda essa experiência seria eu. Com certeza o ganhador de todo esse processo fui eu. Voltei com ar renovado, louco para espalhar essas notícias, trazer para os produtores daqui essa força e para colocar esse conhecimento aonde ele tem que chegar, que é no campo”, destaca o técnico.

O especialista do Senar/MS não traz apenas memórias do caos. A resiliência constante dos produtores é nítida nas lembranças. “Depois de tudo isso o que sobrou para o homem do campo foi só a terra e a vida. E com a terra e a vida na mão, dá para sentir que eles estão com vontade de dar a volta por cima, restabelecer os campos de cultivo e voltar a produzir o mais rápido possível. Vontade de jogar a semente no chão e manter a produção”, relembra.

“A cena que fica na minha cabeça aconteceu em uma propriedade em que a casa ainda estava toda cheia de entulho, janelas e portas quebradas. A mãe do produtor rural estava plantando flores no meio da lama e dos entulhos porque a lembrança que ela tinha era daquele quintal florido. O que pareceu para mim, foi o início de uma primavera de pois de um inverno pesado”, complementa.

Além da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), de extrema necessidade em um momento tão crítico, donativos também foram entregues pelos voluntários. “Fizemos a coleta de solo para análise e diagnóstico com intuito de orientar o produtor no melhor caminho. E levamos itens básicos como caixas d'água, geladeiras, alimentos, e fogões para quem tinha perdido tudo. Para quem perdeu a área de pastagem, levamos outros alimentos, feno pré secado e as máquinas que eles estavam precisando muito”, explica Renato.

O trabalho do “SuperAção” continua com técnicos de todo o país se deslocando para o trabalho no Rio Grande do Sul. No início de julho, a segunda turma de profissionais do Senar/MS viajou para o estado gaúcho, tornando ainda maior o legado de toda essa ação. Ao todo, 20 profissionais de MS participaram da ação.

“Fazer parte desse time realmente é um orgulho. O produtor pode contar com o Senar em qualquer momento do processo produtivo. Tem muito serviço pela frente. O bom é saber também que tem muito técnico empenhado em ajudar nesse projeto até o fim”, completa o técnico do Senar/MS.