Logo CNA

Superação Brumadinho garante produção e renda a 480 famílias impactadas pelo rompimento de barragem
Senar Super Acao Brumadinho encerramento

Os resultados serão apresentados no dia 11 de junho

8 de junho 2022
Por Senar

Brasília (08/06/2022) - O aumento da renda em até 50% e da produção de alimentos em até 45% são alguns dos resultados obtidos pelas 480 famílias rurais assistidas pelo projeto Senar SuperAção Brumadinho, que levou alívio e resgate da cidadania por meio do acompanhamento gratuito aos impactados pelo rompimento da barragem na região.

O projeto SuperAção Brumadinho envolveu o Sistema CNA/Senar, a Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), Senar-MG e Ministério da Cidadania. Os resultados serão apresentados no dia 11 de junho (sábado) no estacionamento Central, no centro de Brumadinho.

Em um período de dois anos essas famílias receberam ações de formação profissional rural e promoção social e mais de 7 mil visitas de técnicos de campo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) nas áreas de olericultura (produção de hortaliças), fruticultura, piscicultura, bovinocultura de leite, bovinocultura de corte, caprinocultura de leite e avicultura.

De acordo com o perfil socioeconômico, cerca de 37,29% das 480 propriedades rurais são conduzidas por mulheres e as outras 62,70% são representadas por homens. Em relação à idade, 53,33% dos beneficiados têm entre 31 e 59 anos; 25,62% acima de 60 anos e 17,29% possuem de 18 a 30 anos.

Se considerado o tamanho da área, 81% são imóveis rurais com área entre 5 e 10 hectares.

O esforço da população e a vontade de superar a maior tragédia vivida na região refletem nos resultados do projeto. Com o apoio do Senar, esses produtores conseguiram organizar a propriedade; aumentar a produção de alimentos e garantir o meio de subsistência mesmo em meio à pandemia.

Principais resultados

Olericultura

A vocação agrícola do município está voltada à produção de hortaliças, que representa 51% das propriedades atendidas pelo projeto. Foi registrado aumento de 33% na produção em quilos de hortaliças. Já a margem líquida (resultado da venda da produção obtida) saltou de R$0,05 para R$0,23 por unidade. O aumento foi de 350%.

Fruticultura

Os produtores de frutas representam 22% dos atendidos no projeto. Eles registraram aumento de 11% na produção de frutas. Já na margem bruta, que é a venda da produção obtida menos o custo operacional efetivo (COE), o aumento foi de 24%.

Piscicultura

Os piscicultores representam 5% dos produtores atendidos e registraram aumento de 5% na produção anual de peixes e crescimento de 12% na renda bruta da atividade.

Bovinocultura de Leite

São 8% do total de produtores. Com o apoio do Senar, a produção de leite teve um aumento de 8% e a margem bruta da atividade obteve crescimento de 40%.

Bovinocultura de corte

Nessa área houve aumento de 50% na renda bruta dos produtores e aumento de 40% do peso médio de venda dos animais.

Caprinocultura de leite

Com o apoio do Senar, os produtores conseguiram aumento de 45% na produção de litros por dia e de 19% na renda bruta.

Avicultura

Os avicultores alcançaram aumento de produção de ovos caipira.

Assessoria de Comunicação CNA

Telefone: (61) 2109-1421/4135/1447
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas