Logo CNA

Santa Catarina

Sucessão familiar é destaque em oficina técnica com foco para a pecuária de corte no Planalto Serrano
Site da Faesc Imagem principal

Evento foi promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), em parceria com Sindicato Rural de Lages

29 de setembro 2022

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: MB COMUNICAÇÃO

A Fazenda São João, situada em Painel, no Planalto Serrano, ganhou protagonismo no mês de setembro, durante a oficina técnica do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) com foco para a Bovinocultura de corte. O evento foi promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Lages.

A programação reuniu cerca de 40 produtores da ATeG Bovinocultura de Corte da região. A maioria dos participantes integra o grupo de Lages e alguns deles faziam parte do grupo de Otacílio Costa, que encerrou as atividades no mês passado e aproveitou o momento para prestigiar as atividades.

Durante o encontro os participantes foram recebidos pelos produtores proprietários do estabelecimento Mario Francisco de Liz, Lucas Schuvartz de Liz e família. Eles mostraram os diferenciais da propriedade que trabalha com sucessão familiar e que atualmente é gerenciada por Lucas, juntamente com a noiva, Sabrina Arruda Sousa, que atua como técnica da ATeG São Joaquim. A oficina contou com a presença do técnico do grupo de Lages Henrique Koerich Ramos, do supervisor técnico Célio Castello de Souza, da supervisora regional do Senar/SC Stephanye Fanton e do presidente do Sindicato Rural de Lages, Márcio Cícero Neves Pamplona.

ATeG Pecuária de Corte

A ATeG com foco para a pecuária de corte foi criada em 2016 e atendeu, até o momento, mais de 3.000 produtores em 197 municípios. Atualmente, são 56 grupos com 1.680 produtores no Estado.

O presidente do sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, frisa que o segmento corte cresce expressivamente no Estado e o Programa de Assistência Técnica e Gerencial está contribuindo para que isso aconteça. “A ATeG cumpre com excelência o propósito de elevar a produtividade dos rebanhos e otimizar a gestão das propriedades com suporte em gestão, genética, manejo adequado, melhoria da alimentação e das instalações dos estabelecimentos rurais. Tudo isso vem transformando as propriedades em empresas bem-sucedidas no meio rural”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, complementa que os produtores estão cada vez mais dispostos a implementar melhorias e inovações e isso é fundamental para o sucesso das atividades. “A cadeia de gado de corte é promissora e o programa revelou-se como uma importante ferramenta de avanço na capacitação dos produtores, que hoje empregam novas técnicas de gestão e controle e administram suas propriedades de forma planejada e mais organizada”.

Matérias Relacionadas