Logo CNA

Mato Grosso

Soluções na palma da mão do agricultor
Whats App Image 2022 06 24 at 09 06 38

Conheça os aplicativos disponíveis no Famato Embrapa Show e criados especificamente para gerenciar e impulsionar a produção agrícola

24 de junho 2022

O estande interativo do Famato Embrapa Show está dando o que falar. Já na manhã de quinta-feira (23), o espaço havia superado as expectativas do analista da Embrapa Agricultura Digital, André Fachini Minitti.

De acordo com Minitti, participar do evento traz a oportunidade de apresentar as soluções diretamente aos produtores, atendendo a novos públicos, que vão além de Mato Grosso.

O analista destaca também a procura pelo app Plantio Certo, que disponibiliza informações oficiais do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) e permite a indicação de diferentes taxas de riscos de perdas por eventos meteorológicos. No app também é possível visualizar o desenvolvimento da cultura frente às condições climáticas registradas.

O estudante de agronomia Vinícius Duarte já conhecia o aplicativo do Programa de Seguro Rural (PSR) e aproveitou o Famato Embrapa Show para tirar dúvidas e experimentar a tecnologia.

Conheça e acesse os aplicativos disponibilizados na Mostra Tecnológica e criados para facilitar o trabalho dos agricultores:

PROGRAMA DE SEGURO RURAL (PSR)

Um guia com orientações para contratar seguro rural, apresentando suas características, as subvenções vigentes e os contatos de seguradoras que operam na área agrícola. Além de facilitar a busca por seguradoras que atuam na região e com as culturas desejadas, o aplicativo incorpora informações importantes sobre o seguro rural.

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.psr e https://apps.apple.com/br/app/psr-programa-de-seguro-rural/id1517617208

ZARC-PLANTIO CERTO

Auxilia produtores e agentes da cadeia do agronegócio por meio da disponibilização das informações oficiais do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), numa interface de fácil compreensão. O usuário recebe a indicação das diferentes taxas de riscos de perdas por eventos meteorológicos adversos, atrelados às suas respectivas épocas de plantio, abrangendo 43 culturas e todos os municípios do território nacional.

https://play.google.com/store/apps/details?id=embrapa.br.zonamento&hl=pt_BR e https://apps.apple.com/br/app/plantio-certo/id1518252333

AFERE

Plataforma online de gestão das informações sobre manejo da fertilidade do solo, estado nutricional e recomendação da adubação e, consequentemente, o ajuste da adubação de reposição ou restituição em sistemas de produção de soja.

O sistema ainda permite que os cálculos de exportação sejam realizados para outras importantes culturas do sistema de produção.

http://afere.cnpso.embrapa.br/balanco/site/index.php

DOUTOR FEIJÃO

Orienta sobre a otimização do sistema produtivo do feijão comum, fornecendo informações sobre o desenvolvimento da planta e formas de manejo para controle de pragas e doenças. O sistema também libera publicações técnicas e permite que o produtor encontre parceiros para adquirir sementes, além de permitir o contato direto com a Embrapa.

https://play.google.com/store/apps/details?id=institutobento.doutorfeijao&hl=en_US&gl=US e https://apps.apple.com/br/app/dr-feij%C3%A3o/id1450205104

AGRITEMPO

Permite aos usuários o acesso às informações meteorológicas e agrometeorológicas de diversos municípios e estados brasileiros. Fornece informações fundamentais para o trabalho no campo, como chuvas, disponibilidade de água no solo, mapas de estiagem, temperaturas máximas e mínimas e previsão do tempo.

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.agritempo&hl=pt_BR&gl=US

Fonte: Ascom Famato/Embrapa

Matérias Relacionadas