Logo CNA

Mato Grosso

Solenidade marca início de treinamentos para Corpo de Bombeiros
03052021040451

O intuito é capacitá-los para operar drones, ferramentas que serão utilizadas no enfrentamento ao fogo durante este ano de 2021.

4 de maio 2021

Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM-MT) iniciaram nesta segunda-feira (03.05) o treinamento de operação de aeronave remotamente tripulada - asa rotativa, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, em Cuiabá. O curso é ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com o Sindicato Rural de Cuiabá e é o primeiro de uma série de treinamentos ofertados aos militares.

A turma é composta por 14 alunos militares lotados em Cuiabá, Campo Verde e Rondonópolis e um representante da Defesa Civil. O intuito é capacitá-los para operar drones, ferramentas que serão utilizadas no enfrentamento ao fogo durante este ano de 2021. O diretor de operações do Senar-MT, Carlos Augusto Zanata, mais conhecido como Guto Zanata, representou a instituição na solenidade que antecedeu o início do treinamento.

Segundo Guto, essa parceria trará bons frutos. "Capacitamos o homem do campo com o conhecimento de prevenção e combate imediato e agora a instituição do Corpo de Bombeiros terá um conhecimento a mais para desempenhar seu papel".

O Comandante geral do CBM-MT, Cel BM Alessandro Borges Ferreira, destacou que a parceria é imprescindível para atender todo o estado. "É importantíssima, porque temos mais de 150 mil propriedades rurais no estado de Mato Grosso e uma única instituição não consegue atender toda essa extensão, sem parceiros".

Segundo o diretor de ensino, instrução e pesquisa do CBM MT, Cel BM Flávio Gledson Vieira Bezerra, a ferramenta contribuirá para melhorar o planejamento nos tempos de estiagem. "O Comando tem buscado parcerias para fazer o enfrentamento aos incêndios florestais em nosso estado, e as aeronaves remotamente tripuladas vem colaborar para garantir maior segurança da nossa equipe e nossas ações".

O treinamento segue até a quarta-feira (05.05) e contará com atividades teóricas e práticas. Instrutor credenciado ao Senar-MT, Marion Henry explica que o curso abordará as especificidades para a finalidade do órgão. "Para o Corpo de Bombeiros é necessária bastante técnica de pilotagem, o drone é utilizado para fim específico e precisa de técnicas mais avançadas. Escolheremos um local com passivo ambiental para fazer a prática, para que eles treinem com o que encontrarão no dia a dia".

Cerimônia - Compuseram a mesa de autoridades, o Comandante Geral Adjunto e Chefe do Estado Maior Geral, Cel BM Ricardo Antônio Bezerra Costa; a comandante do Batalhão de Emergências Ambientais, Tenente Coronel Jusciery Rodrigues Marques; o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira; o supervisor da Regional de Cuiabá do Senar-MT, Natalino Márcio Viana; o coordenador da equipe técnica do Senar-MT, Wlademiro Neto; e a gerente sindical, Sandra Santana.

Matérias Relacionadas