ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Goiás

Soja em Goiás pode superar 20 milhões de toneladas, 23% a mais que no ano passado, aponta balanço da Expedição Safra Goiás
98315

Projeção se deve ao estudo presencial em mais de 80 lavouras do estado

23 de janeiro 2025

A segunda edição da Expedição Safra Goiás foi concluída nesta quinta-feira 23/01, superando os 4 mil Km e percorrendo 5 mil km de cinco regiões do estado, passando por 43 municípios em visitas a mais de 80 propriedades. De acordo com os dados coletados se estima uma produtividade média de 66 a 70 sacas por hectare. A expectativa de produção deve ser no mínimo de 19,6 milhões de toneladas, podendo chegar a 20,7 milhões de toneladas. Aumento de até +23% em relação ao ano passado. Veja o gráfico de evolução e detalhes na entrevista de Leonardo Machado, gerente do Instituto para o fortalecimento da Agropecuária de Goiás-Ifag.

O clima favorável contribuiu para os bons números. No entanto os produtores podem enfrentar algumas dificuldades de armazenamento e escoamento, como pontuou o presidente do Sistema Faeg/Senar/Ifag, José Mário Schreiner.

A expedição Safra Goiás é realizada pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) e os Sindicatos Rurais. O apoio é do Senar Goiás e Sebrae Goiás. Também são parceiras a Agrodefesa, Conab, Embrapa e a Seapa. Além das análises feitas pelas equipes técnicas, a equipe institucional também ouviu demandas de produtores e presidentes de Sindicatos Rurais. Tudo que foi levantado será colocado em um relatório que será também compartilhado com o poder público buscando levar melhorias para o setor, explicou o vice-presidente administrativo da Faeg, Armando Rollemberg.

A Expedição Safra Goiás, 2025, teve o patrocínio de Sicoob Secovicred, Cresol, Grupo Canassa, BYD/Saga, Grãodireto, Agroselections, Bayer e Agrosem.

Comunicação Sistema Faeg/Senar/Ifag.