Logo CNA

Goiás

Situação de emergência reforça alerta da Faeg sobre necessidade de produzir alimentação para o gado com antecedência
Image 123650291 60

Evento realizado na Federação contou com o compartilhamento de informações sobre os impactos do cenário climático, pela Seapa, Defesa Civil estadual e Semad

6 de fevereiro 2024

Na coletiva realizada, nesta terça-feira, 06/02, pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, Faeg, foram destacados tópicos que trouxeram à tona a necessidade dos pecuaristas de corte e leite fazerem reservas de alimento para os animais. O cenário climático aponta para: chuvas torrenciais que promovem o escoamento superficial da água no solo e reduzem a recomposição do lençol freático; prognóstico de cessar as chuvas em Goiás em março com possibilidade de pouco volume em abril e possível atraso no início da próxima estação chuvosa.

Tais perspectivas levaram o governo de Goiás a decretar situação de emergência, em mais de 20 municípios principalmente das regiões norte, oeste e sudoeste.

As medidas com urgência, utilizando de estratégias para produção de estoques de volumosos, destacando silagem, feno, visam evitar maiores custos e prejuízos para os produtores, bem como aumento de preços, principalmente de leite e carne para o consumidor final. Além disso, o alerta se estende a toda a sociedade para colaborar com estratégias de preservação e uso consciente da água.

Também participaram do evento a Agrodefesa, AGCZ e representantes das comissões de pecuária de corte e leite da Faeg. Após a coletivas, todas as informações foram compartilhadas em uma live com os Sindicatos Rurais do estado para serem divulgadas em todas os municípios de Goiás.

Comunicação Sistema Faeg/Senar/Ifag