Mato Grosso
Notícias
Sistema Famato recebe visita do ministro do TST Guilherme Caputo
Encontro foi um pedido do próprio magistrado, visando promover uma aproximação com o setor agropecuário
Por: Ascom Famato
Fonte: Ascom Famato
A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) recebeu nesta sexta-feira (02.06) a visita do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Guilherme Caputo e da desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho 23ª Região (TRT-MT), Adenir Carruesco. O encontro foi realizado no auditório da instituição e contou com a presença do presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, do diretor de Relações Institucionais, Ronaldo Vinha e do diretor Administrativo e Financeiro, Robson Marques.
O encontro foi um pedido do próprio magistrado, visando promover uma aproximação com o setor agropecuário, participando de agendas relacionadas ao agro, e conhecer a realidade do produtor rural na fazenda.
“Nós temos que conhecer a parte técnica, estudar, saber como funciona, ver as agruras do setor da pecuária, agricultura, indústria. Temos que saber as agruras, onde entra o elemento técnico do Direito, seja na área trabalhista ou cível. Essa é a minha intenção. Eu me envolvo nessas coisas e o setor ganha com isso porque ele terá, naturalmente, suas questões num contexto de segurança jurídica”, argumentou Guilherme Caputo ao enfatizar a importância de visitas técnicas às propriedades.
Em concordância, a desembargadora Adenir Carruesco salientou a importância de ouvir o produtor rural e as entidades representativas do agro mato-grossense, de modo a garantir segurança jurídica e conhecer a realidade e as necessidades do setor. “Nós precisamos saber como funciona e essa oportunidade que vocês nos deram de ouvi-los é muito importante. Não podemos viver uma realidade que a gente constrói nas nossas cabeças, ignorando o que de fato acontece no mundo real. É importante estarmos aqui hoje porque quem tem que construir a resposta possível pros nossos problemas do dia-a-dia são os interlocutores sociais, que são vocês. Vocês têm a melhor resposta sempre, então precisam ser ouvidos. Esse é o nosso propósito aqui”, pontuou.
O presidente Vilmondes Tomain agradeceu o apoio dos tribunais e a oportunidade de se fazer notar o compromisso do Sistema Famato com o produtor e com as pautas trabalhistas. “Essa aproximação deixa a gente muito feliz por podermos mostrar um pouco do que é o nosso compromisso, da realidade da grande propriedade rural, da agroindústria. O produtor rural é do lado do bem, do cumprimento das obrigações. Essa casa aqui não acolhe coisas ilícitas, não acolhe pessoas que cometem ilegalidades. A gente sempre busca essa aproximação e eu tenho certeza que vai ser uma situação que vai nos ajudar muito para mostrarmos quem de fato é o produtor rural”, celebrou o presidente Vilmondes Tomain.
Na oportunidade, o superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cleiton Gauer, apresentou informações das principais cadeias produtivas de Mato Grosso, levando em conta que o estado lidera as produções nacionais de soja, milho e algodão, além de ser o maior produtor de carne bovina do país.
Ainda foram apresentados dados de produção, produtividade, competitividade, preservação, exportação, logística, cargas tributárias, entre outros temas.
Também estiveram presentes no evento, o economista, Luiz Antonio Pagot e representantes das cadeias produtivas relacionadas ao agro, entre elas: Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat); Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat); Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat); Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso (OCB-MT); Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão (AMPA); Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite-MT); Associação Matogrossense dos Criadores de Ovinos (Ovinomat); Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja); Sindicato das Indústrias de Frigoríficos do Estado de Mato Grosso (Sindifrigo); Fórum Agro; Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt); Amaggi e Bom Futuro.