Logo CNA

Mato Grosso

Sistema Famato marca presença na Farm Show 2024
Capa

Feira segue até sexta (15). Além disso, visitantes têm oportunidade de participar de uma dinâmica envolvendo um simulador de realidade virtual

14 de março 2024

Por: Sarah Mendes

Fonte: Sistema Famato

O Sistema Famato marcou presença na abertura da Farm Show 2024, realizada no pavilhão de eventos do Parque de Exposições de Primavera do Leste, nesta terça-feira (12/03). A feira, organizada pelo Sindicato Rural do município, se estende até a próxima sexta (15/03) e reúne líderes e profissionais do setor agropecuário em um ambiente que promove tecnologia e avanços na produção.

“A interação entre lideranças políticas e representantes do setor agropecuário reforça a importância da Farm Show como um espaço de diálogo e colaboração para o desenvolvimento rural de Mato Grosso”, pontuou o presidente do Sindicato Rural de Primavera do Leste, Marcos Bravin, durante a abertura do evento.

O presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, elogiou a organização do evento, destacando a competência demonstrada na sua programação. “Isso aqui é a força do agro”, afirmou Tomain, ressaltando a importância da demonstração de tecnologia e do potencial do setor produtivo. “Nós vamos avançar muito mais”, completou, evidenciando a contínua busca por progresso e aprimoramento.

Além do presidente Vilmondes, também estiveram presentes os diretores da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Robson Marques (Administrativo e Financeiro) e Ronaldo Vinha (Relações Institucionais); o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), José Luiz Fedelis; e o superintendente do AgriHub, Paulo Ozaki.

Durante toda a feira, o Sistema Famato, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), está presente com um stand para receber os visitantes. O espaço reúne representantes de todas as casas que integram o Sistema Famato, sendo: Famato, Imea, Senar, AgriHub e Sindicatos Rurais, apresentando o trabalho desenvolvido por cada uma delas.

Além disso, os visitantes têm a oportunidade de participar de uma dinâmica envolvendo um simulador de realidade virtual, que reproduz a operação de uma máquina colheitadeira nas culturas de soja e milho, proporcionando uma experiência imersiva e educativa.

“A união entre todas as casas do Sistema Famato em um evento como esse é muito importante para o setor produtivo. O Sistema Famato está todo aqui, trabalhando em prol do agro mato-grossense. E em 2025 estaremos na Farm Show novamente”, enfatizou José Luiz Fidelis.

A presença do Sistema Famato na Farm Show 2024 atraiu a presença de presidentes de Sindicatos Rurais de toda a região; bem como o governador Mauro Mendes e secretários de Estado, que visitaram o stand do Sistema Famato na tarde de terça-feira (12/03). Junto ao presidente Vilmondes Tomain, eles percorreram toda a feira, conhecendo de perto as inovações e os avanços apresentados pelos diversos expositores.

Conclave com Presidentes de Sindicatos Rurais

Após a cerimônia de abertura, os presidentes de Sindicatos Rurais presentes participaram de um conclave organizado pela Farm Show. O evento trata-se de um encontro que proporcionou uma oportunidade para debater os principais desafios enfrentados pelos produtores rurais em cada uma das dez regionais do Sistema Famato em Mato Grosso.

Durante o evento, representantes de cada regional compartilharam as particularidades de suas áreas de atuação, destacando as principais produções e os três maiores obstáculos enfrentados pelo setor produtivo em suas regiões. Temas como a moratória da soja, dificuldades de escoamento da produção e questões relacionadas às áreas úmidas ganharam destaque nas discussões.

“O conclave é uma oportunidade valiosa para conhecermos mais sobre cada regional do nosso Sistema e os desafios que impactam o nosso setor. As discussões realizadas aqui são fundamentais para orientar ações e buscar melhorias através de esforços políticos”, enfatizou o presidente Vilmondes Tomain, ressaltando a importância do diálogo e da cooperação para o avanço do setor agropecuário.

Fonte: Famato

Matérias Relacionadas