Logo CNA

Mato Grosso do Sul

Sistema Famasul e Reflore lançam campanha de combate e prevenção a incêndios florestais
1 220426 195435

27 de abril 2022

Por: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

Com o tema ‘Fogo Zero - Constante na prevenção. Rápido na reação’, a 10ª edição da Campanha de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais foi lançada na manhã desta terça-feira (26), em formato híbrido, transmitido diretamente da sede da Casa Rural, em Campo Grande.

A iniciativa é uma parceria entre Sistema Famasul e Reflore, com apoio do Governo de MS, Corpo de Bombeiros Militar e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

O diretor-tesoureiro do Sistema Famasul, Frederico Stella, representou o presidente da federação, Marcelo Bertoni. “A partir da união de instituições privadas e públicas em parceria com os produtores rurais sul-mato-grossenses, e aqui quero destacar a preocupação do Governo do Estado com o assunto, abrimos as porteiras para a informação e as inovações que fazem parte deste processo, que visa prevenir e minimizar os impactos com o fogo”, explica.

A Famasul e o Senar/MS são parceiros da iniciativa há 7 anos. Neste período, foram 240 cursos realizados, mais de 3 mil pessoas capacitadas no meio rural e a previsão é mais 42 capacitações para a temporada 2022.

O presidente da Reflore/MS, Júnior Ramires, destacou a importância desta união. “A Famasul e o Senar/MS não medem esforços para levar conhecimento às propriedades rurais, informações sobre como prevenir e combater os incêndios”.

“Estamos em um novo momento de combate, com estrutura, investimentos e atenção ao agro. Não há como discutir o assunto sem conscientização de todas as partes. A parceria entre instituições e os sistemas implantados no estado identifica os focos de incêndio a partir do monitoramento e agiliza o atendimento”, ressalta o secretário da Semagro, Jaime Verruck.

“Assim como o estado é referência no agro, buscamos ser referência na prevenção e combate ao fogo. Temos viaturas especializadas em incêndios florestais, o produtor é preocupado e dá resposta ágil, sempre dispondo a ajudar”, afirma o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Hugo Djan Leite.

Participaram do evento o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan, o superintendente da SFA, Celso Martins, o superintendente da Semagro, Rogério Beretta; diretor executivo do Taquari Vivo, Renato Roscoe, e o presidente da ABPO, Eduardo Cruzeta.

Assista a transmissão do evento na íntegra.

Matérias Relacionadas